PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL

Plano Estratégico Empresarial

O Mapa do Lucro

Se você quer desenvolver sua empresa, não existe caminho fácil. Isso inclui ler textões. Na prática, você vai otimizar seu tempo. Então, vamos lá?

Objetivos

Planos Estratégicos Empresariais podem ter diversos tipos de objetivos e abordagens. Nossa experiência, no entanto, diz que em 90% dos casos tudo gira no entorno de dois objetivos primários:

  • Melhorar os Resultados / Lucro da Empresa
  • Melhorar a Qualidade de Vida dos Sócios

Entra aí um outro conceito simples e objetivo, um mantra para nós. Empresas que não lucram, cedo ou tarde, morrem. E tudo fica mais fácil em uma empresa que gera lucros todos os meses, em especial melhorar a qualidade de vida dos sócios. Apresentamos a seguir um resumos dos principais itens que levam sua empresa ao lucro sadio e sustentável.

Metodologia

Tudo começa com um amplo diagnóstico da sua empresa. Em seguida, com nossa assessoria, você define metas realistas. Por fim, elaboramos o plano estratégico, que é o caminho de como alcançar as metas que você se propos. Em geral, basta arrumar de 3 a 5 pontos críticos para se alcançar os principais objetivos.

Na nossa incançável busca pela simplicidade, o Máximo Lucro vem de:

  1. Máxima Receita Operacional (Faturamento)
  2. Máxima Margem de Contribuição
  3. Mínimo Custo Fixo

Ainda que existam outras abordagens, em geral nosso planos estratégicos vão atrás disso seguindo uma linha metodológica que criamos e denominamos o MAPA DO LUCRO. Conheça o mapa mais abaixo.

Margem de Contribuição

Se você domina o conceito de Margem de Contribuição, pule essa parte. Se não, leia com atenção, pois esse é um conceito fundamental em nossa metodologia.

A Margem de Contribuição é o que sobra do valor recebido por um produto  (bem ou serviço) após pagar os Custos Variáveis. Os principais Custos Variáveis são a reposição do estoque ou matéria prima, a mão de obra empregada diretamente na fabricação do bem ou prestação do serviço, impostos, comissões, perdas, fretes e taxa do cartão de pagamento incidentes sobre uma venda. É o número mais importante em um processo de precificação. Para saber mais sobre Margem de Contribuição e Custos e Precificação, leia esse texto.

O Mapa do Lucro

Como Aumentar a Receita Operacional?

  • Ter mais clientes (quantidade)
    • Melhorar a divulgação
      • Investir na propaganda correta, que dá retorno
    • Atender bem (manter os que já tem)
      • Entregar qualidade e no prazo
      • Tratar bem os clientes
    • Vender mais por cliente
      • Ofertar mais tipos de produtos (bens e/ou serviços)
    • Subir o preço
      • Pesquisar e subir se possível

Como Aumentar a Margem de Contribuição?

  • Subir o preço
    • Pesquisar e subir se possível
  • Diminuir os Custos Variáveis
    • Aumentar a Produtividade
      • Rever processos para fazer mais com menos mão de obra
      • Melhorar instalações, equipamentos e aplicativos
    • Diminuir o gasto com compra de insumos
      • Comprar mais barato
      • Consumir menos
    • Pagar o mínimo de impostos legalmente
      • Fazer um novo Planejamento Tributário
    • Pagar menores taxas e comissões

Como Diminuir os Custos Fixos?

  • Renegociar com os demais fornecedores
  • Diminuir a equipe administrativa
  • Revisar e cortar despesas não essenciais

E o Resultado de Caixa?

Não basta ter Lucro para a empresa ter um fluxo de caixa adequado. Tem empresa que dá Lucro, mas vive apertada. Isso ocorre porque as pessoas gastam todo o Lucro com Despesas Não Operacionais. As Despesas Não Operacionais que mais prejudicam o fluxo de caixa são:

  • Retiradas de sócios em excesso
  • Investimentos mal planejados
  • Pagamento de empréstimos e outras dívidas
  • Imprevistos

Se o Lucro do mês for menor que essas despesas, vai faltar dinheiro no caixa. Ou seja, além de buscar o Lucro, a empresa tem que gerir o caixa de forma adequada.

Nossos números

ANOS DE MERCADO
+ 0
PLANOS ESTRATÉGICOS
+ 0
CLIENTES DE DIVERSOS SERVIÇOS
+ 0

Investimento

Plano Estratégico
Acadêmico

R$ 6.000 A partir de
  • Além da parte executiva, essa versão inclui laudos descritivos que justificam as conclusões do diagnóstico, a escolha das metas e as opções de forma de ação do plano. Em geral é contratado por médias empresas ou nos casos de ser necessário ser apresentar para instituições que avaliam investir na empresa. Startups são um exemplo disso.

Plano Estratégico
Executivo

R$ 3.000 A partir de
  • Essa versão concentra-se apenas na descrição das metas e do plano de ação. Ainda que tudo que vai para o plano seja discutido da mesma forma que na versão acadêmica, isso não é apresentado por escrito no intuito justamente de baixar o custo do investimento. Alguns clientes, por sua conta, desenvolvem uma parte escrita. É a versão mais contratada.
+ vendido

Plano Pontos
Específicos

R$ 900 A partir de
  • A maior parte das pequenas e médias empresas precisa de um plano abrangente, o único capaz de achar e atacar os pontos que mais prejudicam os resultados delas. Mas em alguns casos nós somos demandados para assessorar a resolução de temas específicos como custos e precificação, governança, conflitos, indicadores de resultados etc.

Orçamento

Se você está realmente focado em melhorar os resultados da sua empresa, indicamos agendar com um consultor. É o caminho para receber uma proposta perfeita para o seu caso. E aproveitar para conhecer planos semelhantes.

Outra opção é você preencher esse formulário. A proposta será tão precisa quanto seu detalhamento das informações.



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