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Quer saber o essencial sobre Plano Estratégico Empresarial?

Este artigo é um tutorial de como fazer um bom plano estratégico empresarial. Ele propõe uma divisão do processo em três etapas: Diagnóstico Preciso (onde e como a empresa está), Metas Realistas (onde quero e posso chegar com ela) e Plano Racional (quando e como chegar lá). Em seguida aborda cada um desses tópicos.

Em Diagnóstico Preciso convoca o empresário a responder cerca de 15 perguntas. E discorre sobre a importância do diagnóstico não cometer erros. É a parte mais importante do planejamento. Se errar no diagnóstico, as demais etapas só vão te ajudar a ser mais rápido e eficaz em fazer a coisa errada.

Em Metas Realistas, destaca que é preciso estabelecer metas que respeitem as realidades da empresa e mercado, além dos desejos dos sócios. Depois as divide em dois grandes grupos: econômico-financeiras e qualidade de vida. Por fim, lista perguntas que ao serem respondidas criam suas metas.

Na última etapa, o Plano Racional, o classifica como mais fácil, pois se você sabe onde e como está e onde quer chegar, fazer o roteiro da viagem é relativamente fácil. Vale a pena conferir.

Este artigo fala da correlação entre Plano Estratégico Empresarial, Comportamento Empreendedor e Sucesso. Os dois primeiros refletem diretamente no último.

O destaque deste artigo está em seu anexo, que é a descrição das Características do Comportamento Empreendedor, estudo feito pela ONU / PNUD a partir de pesquisa com empreendedores de sucesso. É referência na metodologia do EMPRETEC, programa do Sistema SEBRAE de capacitação de empreendedores.

Com mais de 1.000 empresas atendidas, a ProLucro descreve sua experiência, onde constatou que duas características das dez são as mais presentes, mais determinantes entre empresários e empresas de sucesso: Estabelecimentos de Metas e Planejamento e Monitoramento Sistemáticos.

Os outros tópicos abordam a importância de se conhecer e trabalhar o Comportamento Empreendedor dos sócios no planejamento estratégico e como isso impacta o sucesso da empresa.

Seu comportamento, que segue suas crenças e valores, reflete diretamente no dia a dia de sua empresa. Este artigo recomendamos especialmente a leitura.

Esse artigo começa com um interessante tutorial que convoca o empresário a responder uma sequência de perguntas. O objetivo é ele mesmo descobrir se é capaz ou não de fazer seu próprio planejamento, mesmo utilizando roteiros como os oferecidos pela própria ProLucro.

Para os que ficam na dúvida, ele destaca ainda um conselho do Steve Jobs, o mago da Apple:

“Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto”.

E acrescenta sua opinião:

“Concentre-se no que é essencial: produzir bem e barato e vender muito e caro. Seja bom nisso. Ou seja, o que é eventual, delegue a terceiros. E planos são eventuais. Se você não tem quem faça muito bem feito na sua empresa, terceirize”.

Apresenta ainda uma tabela de preços de consultoria em plano estratégico. Bem interessante. Se quiser saber quanto custa uma consultoria, não deixe de checar.

O texto começa com uma pergunta: sua empresa tem um plano de negócio ou estratégico? E auxilia o empreendedor a diferenciar os dois.

Segundo o autor, plano para melhorar uma empresa que já existe é o Plano Estratégico Empresarial. Mas se o plano é para abrir um negócio, o termo é Plano de Negócio. Se é para abrir uma unidade nova de negócio dentro de uma empresa já existente, também é Plano de Negócio.

Em seguida o artigo lista os principais itens que podem apontar para a necessidade de sua empresa atualizar seu plano estratégico, onde destaca: 

  • alterações de mercado
  • mudança nas premissas internas
  • necessidades de captação de recursos
  • passar do tempo

E finaliza com uma provocação: qual foi a última vez que sua empresa revisou seu plano? Ela tem plano?

A introdução já alerta: criar e acompanhar indicadores de desempenho ou resultados é muito importante na busca do sucesso de uma empresa. São eles que permitem estabelecer metas objetivas e acompanhar se estão sendo alcançadas. Alcançar as metas é alcançar o sucesso.

Didaticamente o texto divide os indicadores em dois grandes grupos: Indicadores Essenciais e Indicadores Complementares.

Em seguida, divide os Indicadores Essenciais em três setores da empresa: setor comercial, setor produtivo e setor administrativo.

E distribui entre esses setores os seguintes Indicadores Essenciais: Faturamento Mensal, Margem de Contribuição, Cronograma de Entrega, Custo Fixo e Resultado Operacional. E descreve cada um.

Já os Indicadores Complementares seriam: Custo de Aquisição de Clientes – CAC, Produtividade da Mão de Obra, Consumo de Insumos, Qualidade, Estratégicos e Satisfação dos Clientes. Ele defende que controles de mais atrapalham em vez de ajudar. Tem que ser tudo simples e objetivo.

O artigo começa definido: consultoria online ou consultoria à distância nada mais é do que você ou sua empresa serem atendidos por um consultor sem reuniões presenciais. E para isso são utilizados alguns aplicativos de acesso comum e gratuito.

As vantagens seriam muitas. Economiza muito tempo das duas partes, as reuniões são mais objetivas e é muito mais confortável e ecológico. Economiza dinheiro, pois tempo é dinheiro. E isso leva a preços menores. Por fim, é uma consultoria acessível a qualquer empresas ou pessoas em qualquer parte do planeta.

Os cuidados na contratação a serem observados seriam similares ao de consultoria presenciais, mas que em parte podem ser tomados de forma diferente. Seriam eles:

  • avaliar de forma geral o site da empresa
  • pesquisar a reputação na rede e órgãos
  • conversar antes com o consultor que vai te atender
  • assinar um contrato antes de começar o serviço

O mundo está cada vez mais virtual e está incluindo nisso a consultoria empresarial.

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