Quando contratar uma empresa de consultoria? Essa não é uma resposta simples e direta. Vejamos então uma série de perguntas para você ir respondendo e concluir ao fim.

Você é capaz de fazer um diagnóstico preciso da sua empresa?

Se não leu ou não se lembra, vá neste artigo: Como fazer um bom Plano Estratégico Empresarial

Veja se consegue fazer o que ele te sugere e note que o ponto principal está no diagnóstico, ou seja, você não pode errar no diagnóstico.

Mas não consegue fazer o que está lá? Então contrate uma consultoria.

Consegue fazer o que está lá? Parabéns e próxima pergunta.

Você e sua equipe têm tempo ocioso para se dedicar a uma consultoria?

Fazer um plano estratégico exige uma considerável dedicação, que é muito menor com a utilização de uma consultoria. Além de fazer boa parte do trabalho, a consultoria vai orientar você e sua equipe em fazer estritamente o necessário e como fazer o necessário de forma ágil e correta.

Mas não tem tempo? Então contrate uma consultoria.

Tem tempo? Próxima pergunta.

Mesmo com capacidade e tempo, qual vantagem teria em contratar uma consultoria?

  • O maior benefício de uma consultoria é ter pessoas de fora da organização criticando a mesma. É quase impossível ser imparcial no autodiagnóstico. E você não tem o direito de errar no diagnóstico.
  • Esse benefício se multiplica quando se trata de profissionais experientes, atualizados, que entraram em dezenas de organizações recentemente. Eles são capazes de oferecer um cardápio muito maior de alternativas para a empresa.
  • Um detalhe importante: um empresário certamente não sabe várias coisas que um consultor sabe, mas saberá criticar se o que ele conclui e sugere é correto.
  • Se considerarmos que tudo que mais pessoas pensam fica melhor, seu plano será melhor.
  • Por fim, consultorias sérias possuem um auto compromisso de se pagarem, ou seja, retornarem em múltiplos aquilo que custaram ao cliente.

Mas se eu não tenho dinheiro para pagar uma consultoria?

Na vida, tudo é prioridade. Neste caso, faça cálculos. Agora faça as seguintes contas:

  • Se focarmos o retorno financeiro, uma empresa de consultoria quase sempre consegue subir seu lucro entre 2% e 5% do seu faturamento, ou seja, te tirar de onde está, e somar esses pontos.
  • O desejável de uma pequena empresa é ter um lucro líquido mensal de 15% do faturamento, mas uma minoria alcança isso. A média em nossa experiência é 8%.
  • Pegue seu faturamento, calcule 2% e multiplique por pelo menos por 12 meses. Quanto deu?
  • Supondo que sua empresa fature R$ 100 mil mensais, essa conta dá: R$ 100 mil x 2% x 12 meses = R$ 24 mil. Se conseguirem 5%, a conta dá R$ 60 mil. Se a consultoria custar R$ 10 mil, terá um bom lucro e pagará a consultoria rapidamente. E este lucro continua depois.
  • Mas se ela também te ajudar a subir seu faturamento em uns 20%? Seu lucro vai subir uns 30% adicionais. Aumente isso nos números.
  • E fora todos os ganhos adicionais.

Raramente uma BOA consultoria não consegue se pagar em curto prazo.

Veja um conselho do grande Steve Jobs:

steve jobs

Fonte: https://www.pensador.com

E agora o meu conselho, concentre-se no que é essencial: produzir bem e barato e vender muito e caro. Seja bom nisso.

Ou seja, o que é eventual, delegue a terceiros. E planos são eventuais. Se você não tem na sua equipe quem tenha tempo e capacidade de fazer seu plano muito bem feito, terceirize.

Caso não tenha lido, nossa dica final é o primeiro artigo desta trilogia: Plano Estratégico Empresarial x Comportamento Empreendedor x Sucesso

Nele verá a importância do plano estratégico empresarial e seu comportamento como empreendedor para você atingir o sucesso.

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

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