PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL

Plano Estratégico Empresarial

O Mapa PROLUCRO

Se você quer ver sua empresa lucrar mais e de forma sustentável, não existe caminho fácil, mas existe caminho menos difícil. O texto a seguir mostra de forma simples e objetiva esse caminho menos difícil.
Se você tem esse desejo, transforme ele em meta e comece a agir aqui e agora. Sem preguiça.
Então, vamos lá?

Objetivos

Planos Estratégicos Empresariais podem ter diversos tipos de objetivos e abordagens. Nossa experiência, no entanto, diz que em 90% dos casos tudo gira no entorno de dois objetivos primários:

  • Melhorar os Resultados / Lucro da Empresa
  • Melhorar a Qualidade de Vida dos Sócios

A boa qualidade de vida dos sócios só é possível quando a empresa que os sutenta está saudável, ou seja, sempre é preciso resolver primeiro a questão do lucro se ele não está legal. Nos focamos aqui o primeiro objetivo, pois ele é mais da metade do caminho para resolver o segundo.

Existem Planos Estratégicos para resolver questões pontuais e a PROLUCRO elabora esses também, mas em geral também passam pelo MAPA PROLUCRO.

Metodologia

O MAPA PROLUCRO

O DIFÍCIL É FAZER SIMPLES

Lucrar, mais que um direito, é obrigação da sua empresa. Você, sua equipe, seus fornecedores, seus clientes e até o governo ficam muito mais felizes com sua empresa dando consistentes e constantes lucros. 

O MAPA PROLUCRO é uma proposta de simplificar mentalmente a sua busca pelo lucro. Depois de 26 anos de mercado e mais de 1.500 clientes atendidos, desenvolvemos esse roteiro de máxima simplicidade. Nem todos os tópicos do MAPA PROLUCRO se aplicam a todas as empresas. Esse é um mapa genérico.

Em síntese, administrar uma empresa é essencialmente buscar o Máximo Lucro, sustentável e ético, mas sempre o Máximo Lucro. E buscar o Máximo Lucro na prática é:

  • Buscar a Máxima Margem de Contribuição
  • Buscar o Máximo Faturamento
  • Buscar o Mínimo Custo Fixo

Não invente moda, tudo está aí dentro. Qualquer coisa fora não contribui para o lucro, salvo investimentos em ampliação, nova linha de produtos, filiais, compra de concorrentes etc. Mas na sua atual operação, o que interessa são esses três tópicos acima.

Mas não basta ter Máximo Lucro. Você pode por tudo a perder arrebentando seu Fluxo de Caixa ao criar Despesas Não Operacionais que o lucro não dá conta de pagar. O lucro deve ser utilizado para gerar uma reserva financeira que dê segurança à empresa para atravessar períodos de baixas vendas ou imprevistos sem traumas. E manter essa reserva em níveis seguros é fundamental. Nada de trocar de carro ou começar um novo investimento se isso vai colocar seu Fluxo de Caixa em risco, incapaz de aguentar uma adversidade.

O QUE É A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO?

Nós começamos a jornada reforçando a crucial importância da Margem de ContribuiçãoEla é muito mais importante que o faturamento. Introjete na sua mente esse conceito de uma vez por todas. De que adianta vender muito um bem ou serviço se o que te sobra é um percentual muito baixo?

Esse é um dos erros mais comuns e letais dos empresários: achar que o faturamento é a coisa mais importante. Aí vem o vendedor de preço baixo. Fatura muito com uma margem medíocre.

Se sua MC é de 15%, você precisa faturar 100% a mais (o dobro) para atingir o mesmo resultado de quem tem uma MC de 30%. Matemática básica, não tem como fugir disso. Não se engane. Só foque o faturamento após assegurar Margens de Contribuição saudáveis.

  • A Margem de Contribuição é o que sobra do valor recebido por um bem ou serviço após pagar os Custos Variáveis
  • MC = Preço de Venda – Custos Variáveis
  • Os principais Custos Variáveis são a reposição do estoque ou matéria prima, a mão de obra empregada diretamente na fabricação ou prestação do serviço, manutenção de equipamentos, impostos, comissões, perdas, fretes e taxa do cartão de pagamento incidentes sobre uma venda.
  • É o número mais importante em um processo de precificação.

Margens de Contribuição saudáveis, na noss experiência, são:

  • Comércio: mínimo de 20%, boa de 25%, excelente, mas rara, de 30%
  • Indústria: mínimo de 30%, boa de 35%, excelente, mas rara, de 40%
  • Serviços: mínimo de 40%, boa de 45%, excelente, mas rara, de 50%

Tudo começa com a construção de boas Margens de Contribuição. Se quiser aprofundar um pouco mais sobre Margem de Contribuição, pesquise na Internet ou cheque esse texto de nossa autoria: Precificação ou Formação de Preços: um guia simples e objetivo.

 COMO AUMENTAR A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO?

  • Aumentar o Preço
    • Pesquisar e subir se possível. É bem mais comum ter espaço pra isso do que pensam os empresários.
  • Diminuir os Custos Variáveis
    • Aumentar a Produtividade
      • Melhorar e padronizar processos produtivos
      • Treinar equipe de produção
      • Melhorar instalações, equipamentos e aplicativos
    • Diminuir o gasto com compra de insumos
      • Comprar mais barato
      • Gastar ou despediçar menos
    • Pagar o mínimo de impostos legalmente
      • Revisar o Planejamento Tributário
    • Pagar menores taxas e comissões

Repetindo para não restar dúvidas. Se sua MC é de 15%, você precisa faturar 100% a mais (o dobro) para atingir o mesmo resultado comparado com quem tem uma MC de 30%. Matemática básica, não tem como fugir disso. Não se engane. Só foque o faturamento após assegurar Margens de Contribuição saudáveis.

COMO AUMENTAR O FATURAMENTO?

  • Ter mais clientes (quantidade)
    • Aumentar a divulgação
      • Marketing
    • Atender bem (fidelização e indicação)
      • Melhorar e padronizar processos de atendimento
      • Treinar equipe de atendimento
  • Vender mais por cliente (subir o ticket médio)
    • Ofertar mais tipos de produtos (bens e/ou serviços)
      • Revisar e/ou ampliar mix
    • Subir o preço (aumentar a Margem de Contribuição)
      • Pesquisar e subir se possível

Seu faturamento é o resultado da multiplicação da quantidade de clientes vezes o ticket médio. Então trabalhe nas duas pontas.

COMO DIMINUIR OS CUSTOS FIXOS?

  • Diminuir custos com aluguel, contador, assinaturas e toda qualquer conta fixa mensal
  • Diminuir equipe administrativa
  • Fazer retiradas pró-labore compatíveis com sua dedicação à empresa e a realidade dela

Esse, em geral, é o item com menos espaço de manobra. É onde o empresário consegue enxergar e agir com mais facilidade. Mas tem muitas empresas com gordura nos custos fixos, claro.

COMO NÃO ARREBENTAR O FLUXO DE CAIXA?

As Despesas Não Operacionais que mais prejudicam o fluxo de caixa são:

  • Retiradas de lucro pelos sócios em excesso
  • Investimentos mal planejados
  • Pagamento de empréstimos e outras dívidas
  • Imprevistos

Se o Lucro do mês for menor que essas despesas, vai diminuir o saldo do caixa. Se isso ficar se repetindo muito, seu caixa vai acabar e os bancos vão amar. E aí tudo piora, pois passa a pagar juros. Ou seja, além de buscar o Lucro, a empresa tem que gerir o caixa de forma adequada.

E O QUE SÃO LUCROS SAUDÁVEIS?

Em noss experiência, são:

  • Comércio
    • 10% – boa
    • 15% – ótima
    • 20% – excepcional
    • acrescente 5% no caso de micro e pequenas empresas
  • Indústria
    • 12% – boa
    • 18% – ótima
    • 25% – excepcional
    • acrescente 5% no caso de micro e pequenas empresas
  • Serviços
    • 15% – boa
    • 22% – ótima
    • 30% – excepcional
    • acrescente 5% no caso de micro e pequenas empresas

E SUA EMPRESA, COMO VAI?

  • Qual a sua atual Margem de Contribuição média?
  • Quanto seu faturamento variou nos últimos 12 meses?
  • E o lucro? Foi de quanto e variou quanto?
  • E o Caixa?

COMO TRABALHAMOS


O Diagnóstico


Quanto mais bem informado você e seu consultor estiverem, mais preciso será o plano estratégico. Essa fase tem por objetivo:

  • Calcular o Resultado Operacional e de Caixa de até dois anos para trás para certificar se a empresa está dando lucro ou prejuízo e de quanto;
  • Identificar os fatores que influenciam positivamente e negativamente os indicadores de resultados encontrados;
  • Calcular o Patrimônio Líquido da empresa:
    • Levantar todos os ativos
    • Levantar todos os passivos
    • Calcular e qualificar o Patrimônio Líquido
  • Analisar a metodologia e cálculos de custos e precificação dos principais produtos e serviços da empresa;
  • Analisar as práticas de marketing e o custo de captação de clientes, bem como funcionamento do “departamento comercial”;
  • Analisar a concorrência a partir de pesquisa feita pelo cliente sob nossa orientação;
  • Analisar aspectos acessórios, como práticas fiscais, trabalhistas e processos produtivos básicos;
  • Analisar o organograma e principais processos decisórios, a “governança” da empresa;
  • Entrevistar sócios (as) e principais funcionários para contribuírem com o diagnóstico da empresa;
  • Elaborar de forma conjunta a matriz SWOT ou FOFA, que destaca os pontos fortes e fracos da empresa e as oportunidades e ameaças do mercado, permitindo identificar as tendências do negócio em curto, médio e longo prazos;
  • Montar uma matriz de risco a ser utilizada no cálculo do valor da empresa;
  • Calcular o valor da empresa (informação estratégica);
  • Elaborar relatório sintético com foco nos pontos críticos, apresentar e discutir com o cliente até ser acordada uma visão comum sobre a empresa.

 

As Metas


Uma vez finalizado o diagnóstico, o cliente determina, com assessoria da PROLUCRO, quais metas o plano deve buscar alcançar. As metas devem focar os desejos dos sócios, mas ao mesmo tempo respeitar a realidade apontada pelo diagnóstico. Ou seja, serem realistas.



O Plano Estratégico


Trata-se de um documento final, que em geral é dividido nos seguintes tópicos:

  • Diagnóstico sintético
  • Metas
  • Plano de Implantação com o MAPA PROLUCRO

É importante frisar que só vai para o plano final aquilo que o cliente quiser, pois é um plano dele, para ele, feito por ele com a assessoria da PROLUCRO.

Destacamos também que partes do plano são implantadas ao longo de sua elaboração, ou seja, quando plano fica pronto, tudo aquilo que for possível já estará implantado.

O Prazo de Execução quase sempre fica entre 45 e 60 dias.


QUER IMPLANTAR O MAPA PROLUCRO NA SUA EMPRESA?

FAÇA AGORA UM ORÇAMENTO CLICANDO EM UMA DAS DUAS OPÇÕES MAIS ABAIXO.

Nossos números

ANOS DE MERCADO
+ 0
PLANOS ESTRATÉGICOS
+ 0
CLIENTES DE DIVERSOS SERVIÇOS
+ 0

Investimento

Plano Estratégico
Acadêmico

R$ 6.000 A partir de
  • Além da parte executiva, essa versão inclui laudos descritivos que justificam as conclusões do diagnóstico, a escolha das metas e as opções de forma de ação do plano. Em geral é contratado por médias empresas ou nos casos de ser necessário ser apresentar para instituições que avaliam investir na empresa. Startups são um exemplo disso.

Plano Estratégico
Executivo

R$ 3.900 A partir de
  • Essa versão concentra-se apenas na descrição das metas e do plano de ação. Ainda que tudo que vai para o plano seja discutido da mesma forma que na versão acadêmica, isso não é apresentado por escrito no intuito justamente de baixar o custo do investimento. Alguns clientes, por sua conta, desenvolvem uma parte escrita. É a versão mais contratada. Faça agora um orçamento.
+ vendido

Plano Pontos
Específicos

R$ 2.400 A partir de
  • A maior parte das pequenas e médias empresas precisa de um plano abrangente, o único capaz de achar e atacar os pontos que mais prejudicam os resultados delas. Mas em alguns casos nós somos demandados para assessorar a resolução de temas específicos como custos e precificação, governança, conflitos, indicadores de resultados etc.

Orçamento

Se você está realmente focado em melhorar os resultados da sua empresa, indicamos agendar com um consultor. É o caminho para receber uma proposta perfeita para o seu caso. E aproveitar para conhecer planos semelhantes.

Outra opção é você preencher esse formulário. A proposta do seu Plano Estratégico será tão precisa quanto seu detalhamento das informações.



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