Buscando investidores para bancar a sua ideia

É possível encontrar um investidor para bancar a sua ideia ou seu atual negócio?

Sim,  encontrar um investidor para bancar sua ideia ou expansão de um negócio já em funcionamento é possível desde que:

. a ideia ou negócio seja viável;
. isso esteja comprovado por meio de um plano de negócio profissional;
. a proposta a ser feita ao investidor seja atrativa para ele;
. você apresente a proposta para investidores com o perfil adequado.

Além disso, ajuda muito se o negócio tiver as seguintes características:

. estar em um mercado com alto potencial de crescimento;
. ser escalável, fácil de multiplicar;
. trazer uma ou mais inovações;
. ser difícil de ser copiado; e
. ter bom potencial de ser vendido no futuro.

Que riscos tenho de compartilhar minha ideia com outras pessoas?

Se você tiver a patente ou registro no INPI, algo raro, pouco ou nenhum risco. E muitas ideias não são patenteáveis. Sem patente, o risco existe, mas na prática, no mercado de captação de investidores por startups, as pessoas apresentam suas ideias para dezenas de pessoas e não há histórico de roubo delas. Os investidores estão atrás é de pessoas com bons planos de negócio, não de ideias.

Quando os contatos avançam, é recomendável assinar um contrato de confidencialidade com quem você vai detalhar a ideia e o plano de negócio. Isso ajuda, mas não elimina 100% do risco. Você deve procurar apenas empresas e pessoas idôneas.

Por outro lado, se você não consegue uma patente e por isso não mostra sua ideia para ninguém, ela só sairá do papel se você bancar todos o investimento.

Esse é o maior dilema dos inventores. Mostrar ou não mostrar?

Negócios mais comuns também conseguem investidor?

Sim, mas o perfil do investidor é diferente. Isso é tratado mais à frente.

Como começar essa jornada?

Você pode ir atrás de programas de startups. Pesquise na Internet. A vantagem deles é que avaliam ideias com plano de negócio apenas preliminar. Mas eles são muito restritivos e adotam poucas pessoas. E são lentos e burocráticos. Mas colocam todo ano dezenas ou mesmo centenas de novos negócios no mercado.

Fora desses programas, o primeiro passo para apresentar seu empreendimento a potenciais investidores é fazer o plano de negócio dele de forma profissional. Pronto, esse sempre é o primeiro passo. Seja da sua ideia, seja de seu atual negócio.

Sem um plano de negócio feito de forma profissional (confiável) as chances de sucesso na busca de investidores são perto de zero. E o plano tem que comprovar a viabilidade, claro. Tem ideias e planos de expansão de negócios já em funcionamento que não se mostram viáveis ao término do plano. Nestes casos, busque outra oportunidade. Não interessa a você e nem ao investidor entrar em uma canoa furada.

A primeira função do plano é te proteger.

Os tópicos de um Plano de Negócio

Um plano profissional contém obrigatoriamente:

  • Descrição do produto, empresa e mercado;
  • Investimento de implantação com cronograma físico-financeiro;
  • Folha fixa;
  • Demais custos fixos;
  • Custos variáveis como mão de obra variável, materia prima, mercadorias etc;
  • Ficha técnica de custos e precificação dos produtos (bens ou serviços);
  • Painel de indicadores;
  • Projeção de crescimento;
  • Fundamentação da projeção de venda;
  • Fluxo de Caixa;
  • Painel do Investidor: aportes x retorno

O plano de negócio tem que provar que sua ideia ou plano de expansão é viável. Para você e para o investidor.

A Pesquisa de Mercado

Em geral, o ponto mais importante para um investidor tende a ser as projeções de venda, ou seja, quanto vai vender, por quanto e para quem ao longo dos próximos cinco ou dez anos. A fundamentação da projeção de venda é essencial. Não pode apenas lançar números na planilha. Apoie essas estimativas em dados de mercado pesquisados. A maior parte das pesquisas pode ser feita de fontes secundárias, mas em alguns casos é fundamental fazer um pesquisa direta. Saiba mais sobre pesquisa de mercado neste artigo:

O que é e quais são os tipos de pesquisa de mercado?

E onde buscar um Investidor?

Como mencionado, o Brasil hoje possui milhares de investidores em startups, mas exclusivamente para ideias e empreendimentos inovadores e escaláveis. Se não é seu caso, esqueça. Se for, uma boa forma de começar é comprar uma lista desse pessoal: Lista de Investidores

Outra é explorar o site da Anjos do Brasil. Enfim, pesquisar na Internet. São muitas as possibilidades. Nenhuma fácil, mas as oportunidades estão lá.

Fora deste universo, o processo é outro. Tem que garimpar. E aí não perca seu tempo de ir em busca de falar com um investidor sem um plano de negócio profissional em mãos. Ninguém vai ter tempo de ouvir você explicar a sua ideia sem junto você comprovar a viabilidade.

Bom, o seu negócio é “comum”?

Arrumar investidor para empreendimentos como confecções, restaurantes, pequenas indústrias, agronegócio, prestação de serviços e similares exige buscar outro perfil de investidor. Os clássicos são:

  • Pais;
  • Outros parentes;
  • Amigos;
  • Pessoas indicadas por conhecidos e parentes.

Na prática, a maior parte dos investidores estão nesses grupos. E mais do que ninguém, essas pessoas devem ser tratadas com o mesmo profissionalismo de um investidor desconhecido. Jamais, mas jamais mesmo, apresente um plano de negócio que não seja profissional. Confiança só se perde uma vez.

E se você tiver um bom plano em mãos, bem profissional, você pode buscar por pessoas fora do seu relacionamento. Empresários locais são a melhor fonte de captação de investidores para negócios comuns. A maioria deles está aberta a novas oportunidades de negócio, gostam de estar perto do seu novo negócio e não investem em coisas que não conhecem, como startups inovadoras.

Como a primeira impressão é que fica, só chegue neles de forma totalmente profissional.

Como a ProLucro pode te ajudar nesta busca?

A ProLucro não capta investidores, apenas em casos excepcionais. O que fazemos é prestar consultoria neste processo. Nós podemos:

NO CASO DE QUEM AINDA SÓ TEM UMA BOA IDEIA

. Elaborar o plano de negócio que comprova (ou não) a viabilidade da sua ideia.
. Para orçar, clique neste link: ORÇAR PLANO DE NEGÓCIO
. Te assessorar na busca de investidores.

NO CASO DE QUEM TEM UMA EMPRESA E AINDA NÃO TEM O PLANO DE EXPANSÃO

. Elaborar o Plano de Negócio de Expansão com Aporte de Investidores
. Para orçar, clique neste link: ORÇAR PLANO DE NEGÓCIO
. Te assessorar na busca de investidores

 

Repetindo:
Investidores não investem em ideias, eles investem em planos de negócio que comprovam a viabilidade delas. Sem um plano profissional em mãos, a chance de captar um investidor é quase zero.

 

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

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