Se a frase “quero vender minha empresa” está passando toda hora em sua mente, vai aqui um passo a passo com dicas úteis. E se quiser saber antes, veja neste artigo “Quem contrata avaliação de empresa e as razões”.

Fazer uma Avaliação de Empresa

Este é o primeiro passo e a sugestão é pela contratação de uma avaliação de empresa feita por especialistas, pois ela vai te proporcionar:

Achar o preço justo

Achar o preço justo é fundamental para qualquer produto, inclusive uma empresa. O preço justo é facilmente compreendido pelas partes, pois não esconde artimanhas. E assim o negócio é fechado com mais facilidade. E todos ficam satisfeitos, antes e depois da venda. Esse vídeo fala sobre isso.

Saber se vale a penas vender a empresa

Após a avaliação de empresa, infelizmente, muitas vezes o preço não é aquilo que o proprietário imaginava ou precisava para viabilizar algo pretendido a ser feito com o dinheiro. Quando isso acontece, a maioria das pessoas opta por manter e melhorar o negócio até o mesmo chegar no valor de mercado que seja satisfatório. Para isso, o melhor caminho é elaborar um Plano Estratégico Empresarial.

Receber várias informações estratégicas

Saber quanto vale uma empresa, mesmo para quem não está pensando em vender, é uma informação estratégica ao elaborar seu plano estratégico. E saber como é calculado o valor da empresa é, na prática, uma bela consultoria. Daí em diante você saberá o que realmente dá valor a ela e focará esses pontos.

Receber instruções sobre a melhor forma de vender sua empresa

Como dito logo acima, existem poucas formas de vender uma empresa, basicamente duas. E dentro de cada uma existem caminhos melhores e piores para cada caso. Esse ponto é mais bem explorado a seguir.

Colocar minha empresa à venda para terceiros

Se o seu caso não é uma partilha de herança, nem a compra ou venda entre sócios, você terá que levar a empresa ao mercado. Para isso existem basicamente dois caminhos para vender uma empresa para terceiros:

Anunciar em sites de compra e venda de empresas

Existem vários sites de venda de empresas, mas a utilização deles envolve uma questão delicada, o mercado vai saber que você está à venda. Muitas vezes isso pode não ser bom para os negócios, pois essa informação pode ser explorada pelos concorrentes.

Ou os clientes podem ficar preocupados e buscar outros fornecedores por precaução. Mas tem casos que é a única opção ou casos em que não há problemas. Uma pousada, por exemplo, não tem maiores impactos de ser anunciada publicamente. Já um prestador de serviços exige mais cuidados. Para

Contratar um corretor

Essa é a opção mais segura, pois ele trabalha de forma sigilosa e só divulga a empresa para os interessados realmente com potencial. E após assinatura de um termo de sigilo.

Vender para sócios ou fazer uma partilha entre herdeiros

Nestes casos, a participação de um consultor especialista em avaliação é fundamental. As brigas entre sócios e herdeiros não são raras.

Além de fazer a avaliação, o consultor pode e deve ser contratado para ajudar no processo de acordo. Como um terceiro sem interesse direto, ele será um ponto de imparcialidade, suporte técnico e suporte jurídico.

Leia Mais

Ainda pensando na frase “quero vender minha empresa”. Se quiser aprofundar no tema, eis alguns artigos úteis, incluindo de links acima:

Avaliação de Empresa: quem contrata e o porquê

Avaliação de Empresa: o que é e como é feita?

Como vender uma empresa em crise

Mas se quiser mesmo é fazer um orçamento sem compromisso, clique aqui e preencha nosso formulário. Ou nos ligue.

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!