O que envolve o plano de negócio para clínicas?

Existem diversos espaços para atuação empreendedora nos serviços de saúde, nas múltiplas áreas, tais como odontologia, medicina, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, exames, as emergentes clínicas populares – que oferecem serviços privados por preços acessíveis, ou mesmo nas atuações interdisciplinares, abre espaço para ações corporativas nos serviços de saúde.

Para os pequenos negócios, é notável o caráter de especialização, ou seja, a prestação de serviço voltado a uma ou mais áreas afins. As perspectivas são promissoras para clínicas de saúde, considerando tratar-se de um bem de primeira necessidade, com nichos estritos e oportunidade para aquele que consegue agregar valor e diferencial por especialidade.

Por outro lado, os investimentos são altos no que tange ao valor dos equipamentos e o mercado concorrente varia entre as diversas áreas, tendo por certo, com tudo que o nível de especialidade é inversamente proporcional a força da concorrência. O faturamento da clínica advém, em boa parte dos convênios e seguradoras de saúde, portanto, é importante entender profundamente a relação comercial com esses, entre outros stakeholders e componentes da cadeia de suprimentos do seu negócio, assim como o cenário e as condições internas e externas.

A importância do estudo de mercado

Antes de definir seu modelo de negócio é importante metrificar o mercado local, estratificar as clínicas relacionados ao ramo de atuação visado e as necessidades vigorantes no mercado consumidor. Após a análise de contexto é fundamental considerar a capacidade de investimento, para que seja prospectado o modelo de clínica a ser estabelecida, cujas pesquisas de preço devem ser voltadas aos modelos de atendimento devem ser prestados, bem como a quantidade de atendimentos prestados, o público-alvo e os tipos de procedimentos a ser realizados.

Elaboração do plano de negócio para clínicas

Plano de Negócio é um roteiro com ações definidas frente a uma oportunidade comercial ou a intensão de oferta de um produto ou serviço rentável com desígnio de suprir uma necessidade mercadológica não atendida. No decurso da ideação do Plano de Negócio, o empreendedor tem a oportunidade de declarar de forma concatenada as informações que este e os stakeholders da empresa prospectam para o futuro do negócio. Com tudo o Plano de Negócio pode ser orientado a diversos objetivos:

  • Criar uma nova empresa;
  • Captação de Investidores;
  • Abrir o capital da empresa;
  • Ampliação da empresa ou implementação de uma nova divisão;
  • Definição de ações para o crescimento da empresa;
  • Venda ou compra de uma empresa;
  • Desenvolvimento e lançamento de novos produtos ou serviços;
  • Privatização da empresa;
  • Internacionalização da Empresa e
  • Cisão – transformar uma unidade de negócio em uma nova empresa.

plano de negocio para clinicas

O ponto inicial do Plano de Negócio é a análise contextual do ambiente mercadológico, do posicionamento da empresa neste contexto e do ambiente interno da organização. Para tanto, o proponente deve considerar o comportamento do mercado, tais como ações comerciais do segmento, os concorrentes, os possíveis clientes, fornecedores, a disponibilidade de profissionais especializados, os riscos do negócio e a capacidade de investimento e obtenção dos recursos necessários para sua execução.

A estrutura do plano de negócio

O Plano de Negócio deve ser estruturado basicamente em:

Apresentação do Negócio:

Uma descrição detalhada do empreendimento, a descrição dos produtos ou serviços e seus os atributos-chave, a definição dos benefícios a serem ofertados aos clientes e descrição de onde serão estabelecidas as instalações, as características das instalações e os diferenciais técnicos. É necessário destacar como o empreendimento pretende obter posicionamento vantajoso no mercado. Se o Plano de negócio for relativo à expansão de uma empresa já existente é viável descrever o contexto histórico da empresa.

Mercado:

Aqui deve constar o estudo de mercado, a oportunidade identificada, o plano de marketing e os pilares de atratividade de mercado.

Planejamento Financeiro:

Não basta que o empresário tenha a profissão e a vontade de fazer o negócio ter sucesso. Independentemente do departamento ou do porte da empresa, deve haver medidas de controle financeiro adequadas para mitigar os riscos não pagos causados ​​pelo descasamento de entradas e saídas de capital. Para a gestão financeira da empresa é preciso controle de Fluxo de caixa, capital de giro, despesas, provisões e reinvestimentos.

Norma técnica:

É um documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece para um uso comum e repetitivo regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. (ABNT NBR ISO/IEC Guia 2). Toda norma técnica é publicada exclusivamente pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, por ser o foro único de normalização do País. Existe uma série de Normas Técnicas específicas para Clínica de Saúde que devem se consideradas na elaboração do plano de negócio de uma clínica.

Outras questões devem ser consideradas, entre as quais, localização, estrutura, pessoal, equipamentos, mercadoria, processo produtivo, sistema de registro de informação do paciente e de gestão.

Depois de pesquisar e analisar todos os problemas de mercado, e dividir entre consumidores, concorrentes e fornecedores, os empreendedores poderão se posicionar melhor neste mercado. Para fazer isso, um plano de negócios deve ser preparado. No que se refere à concorrência, é importante destacar a grande flexibilidade de diferenciação, seja por meio de produtos / serviços diferenciados após o monopólio, seja por localizações ou por serviços complementares. Existem diversas estratégias de empreender no ramo de clínicas de saúde, oportunidade de conquistar mercado com diferenciação, especialidade, personalização, preço, localização, atendimento qualificado, mas a chance de sucesso do negócio é proporcional ao investimento em planejamento e qualidade na gestão.

Gilcelly - Consultora em Saúde

Gilcelly Azollini
Consultora empresarial e de gestão pública com ampla experiência na área da saúde.
MBA em Gestão Executiva em Saúde pela FGV
MBA em Business Process – Fundação Getúlio Vargas – FGV
MBA em Empreendedorismo e Inovação – University of Tampa/Flórida
Fisioterapeuta

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