O que envolve a consultoria em saúde?

A consultoria em gestão de saúde é um serviço prestado por agente externo para empresa ou profissional de saúde que almeja ser subsidiado com informação especializada, ferramenta ou metodologia para abrir, gerenciar ou expandir um negócio no setor de saúde, abrangendo:

  • Gestão de clínicas, gestão de consultórios – seja consultório médico, odontológico, de fisioterapia, fonoaudiologia ou psicologia;
  • Gestão hospitalar, operadoras de planos de saúde,
  • Serviços de atendimento domiciliar ou homecare, clínicas geriátricas, eventualmente nominada Casa de Idosos, Casa de Repouso ou Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI;
  • Centro de Reabilitação;
  • Clinica Integrada ou Policlínica, com equipe multidisciplinar;
  • As emergentes clínicas populares;
  • Serviços de diagnósticos como laboratórios e centro de exames de imagem;
  • Ambulatórios de especialidades clínicas;
  • Serviços de remoção e transporte de pacientes;
  • Serviços de urgência e emergência;
  • Unidade Pronto Atendimento – UPA;
  • Unidade de Terapia Intensiva – UTI;
  • Hospital dia;
  • Gestão de saúde pública;
  • Organizações Sociais de Saúde – OSS, que consolidaram-se pelo surpreendente desempenho no processo de gestão e prestação de serviços de saúde por meio de implementação de estratégias correntes em organizações privadas lucrativas, mesmo no  Sistema Único de Saúde – SUS

Empresa especializada em Consultoria em Saúde

A consultoria em saúde é desempenhada por empresa ou profissional especializado na gestão em saúde destinado a desenvolver o diagnóstico empresarial e propor soluções customizadas á demanda específica da organização mediante análise dos seus objetivos, recursos e contexto. Com tudo, estabelecer objetivos sem antes consumar um diagnóstico seria tão inespecífico quanto medicar um paciente sem saber a etiologia dos sintomas. Objetivamente, a  Proposta de Consultoria em Saúde  é de auxiliar a empresa a compreender onde está, a partir de um diagnóstico situacional; onde quer chegar, delimitando objetivos e indicando o melhor caminho entre os dois pontos, por meio da concepção de um planejamento estratégico, a ser prescrito em um plano de ação. Reavendo o nexo com a prática clínica, assim como no acompanhamento de um paciente, os sinais e sintomas devem ser medidos e monitorados por meio de indicadores predefinidos a fim de ajustar a conduta consonante a evolução do quadro. Esta lógica também se aplica a gestão empresarial, com vistas a apoiar o processo de melhoria contínua.

Principais temáticas sobre o universo da consultoria aplicada a área de saúde:

1) Especificidades da consultoria em saúde

Abrangência:

  • Consultoria em saúde pública
  • Consultoria em gestão de saúde
  • Consultoria em saúde on line

Segundo a Organização Mundial de Saúde, de 20% a 40% dos investimentos no setor de saúde no Brasil, sejam nulos por falda de planejamento e ineficiência na gestão.  Na última década, a evolução do setor de saúde lançou sucessivos desafios aos profissionais da área, notadamente no tocante a necessidade de aprimoramento da gestão. A ascendência dos custos impulsiona o setor a buscar soluções que integrem eficiência operacional em concomitância a melhoramentos na qualidade. No setor de saúde a qualidade, cerne do ansiado processo de acreditação, está intimamente relacionada a segurança do paciente e humanização no atendimento. A segurança por sua vez sucede de processos sistematizados, diretrizes de atuação multidisciplinar bem definidas e medidas objetivas de monitoramento.

Ademais, aspectos éticos, regulamentares e jurídicos merecem atenção peculiar por efeito de singulares advertências ao setor. A tecnologia da informação traz conformações específicas ao setor de saúde em virtude dos preceitos legais no tangente ao registro de informação do paciente, especialmente quanto ao sigilo e segurança da informação, bem como seu paulatino préstimo judicial. A inovação e tecnologia prospectada pelo contexto de pandemia, bem como a valorização do setor, em contrassenso a mortalidade de empresas durante o período de recessão e previsto ressalto pós-pandemia das demandas eletivas, requisita ainda mais especificidade, competências estratégicas e conhecimento focal às demandas de consultoria em saúde.

2) Princípios básicos da consultoria em saúde

Consultoria em saúde online: Metodologia Transversal

Consultoria transversal é basicamente o processo de translação de conhecimento entre profissionais de áreas técnicas em saúde, que coadjuva o processo com seu profundo conhecimento do Core Business da organização em interação com o  consultor que dedica, por sua vez, o conhecimento metodológico e estratégico subsidia decisões e desenvolve propostas de soluções gerenciais, estratégicas ou específicas, conforme a demanda da empresa e o contexto em foco.

O consultor é necessariamente um especialista na questão, externo a empresa, que fornece informações, pareceres, aconselhamento e subvenção para designar a melhor solução e o melhor curso para a empresa e para a gestão dos negócios. Sendo assim, podemos então dizer que consultoria significa um processo de aprendizagem e ampliação do capital informacional da empresa. Consultoria, por fim, é conceitua como:

“Atividade em que um especialista compartilha o seu conhecimento em forma de orientações específicas para as necessidades do cliente”.

setor da saúde no brasil

3) O setor de saúde no Brasil: Uma visão Sistêmica

Por efeito da globalização, o setor de saúde fez-se mais competitivo, suscitando ao empreendedor deste segmento um tripé qualitativo constituído por adaptabilidade, flexibilidade e agilidade na reação á mudanças e tomada de decisão. Todavia, a competitividade é balizada pelo capital intelectual da organização que fundamenta a capacidade de planejamento e estruturação de estratégias para atender as demandas do paciente alcançando o maior potencial de qualidade frente máxima otimização de custos, bem como a desenvoltura executiva, monitoramento e melhoria contínua.

De acordo com a ANS são mais de 76 mil serviços cadastrados, sendo 6.700 hospitais.

investimento na saude PIB brasil vs internacional

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar, 2015

Os investimentos em saúde, ínfero á média internacional de 9% do PIB, correspondem no Brasil a 7,5% do PIB, sendo que, o acesso da população aos serviços, em 76% correspondente ao atendimento público e 24% ao setor privado, sendo 23% referente as operadoras de saúde suplementar e apenas 1% particular. (FILHO, J. M. et al, 2016)

A evolução no setor no perfil demográfico e epidemiológico da população caracteriza-se por:

  • Aumento da densidade populacional e da expectativa de vida
  • Aumento da população idosa/Envelhecimento populacional
  • Aumento de atendimentos e mortes por causas externas, como acidentes e violência
  • Existência de doenças transmissíveis e doenças emergentes.
  • Aumento de doenças cardiovasculares e crônicas degenerativas
  • Aumento de transtornos mentais

Cadeia de suprimentos do Setor de Saúde – Supply Chain

cadeia de suprimentos

Cliente

A situação Econômico Financeira do cidadão no Brasil caracteriza-se pela redução do poder aquisitivo, reordenamento de prioridades de consumo, incluindo os padrões das operadoras de serviços de saúde.

Operadoras

Os dados referentes ao ano de 2020 mostram serem 742 operadores em atividade disputando o total de 46.758.762 beneficiários, com taxa de sinistralidade de 71,6%, totalizando 24,11% de cobertura, com maior concentração no sudeste do país.

Taxa de cobertura dos planos de assistência médica no Brasil

O envelhecimento populacional impacta as demandas por atendimento em saúde, o que acaba por repercutir no aumento do número de atendimentos no mesmo intervalo de tempo e conseguinte aditamento nas solicitações de exames complementares e aumento da sinistralidade das operadoras, culminando em redução da margem de lucro. Ocorre, que em meio a tal contexto, as operadoras estão verticalizando suas atuações, construindo e tornando-se acionistas de hospitais, clínicas de imagens, laboratórios de análises clínicas.

Hospitais

Os hospitais, sejam públicos, privados ou filantrópicos, são custeados pelo SUS, pelas operadoras e clientes com recursos próprios e estão contextualizados em meio aos seguintes marcadores:

  • Aumento dos custos
  • Protocolos mais exigentes da ANVISA
  • Regulação da ANS
  • Fiscalização do MP
  • Aumento dos processos em razão de leis que amparam sobretudo os clientes.
  • Brevidade no curso dos processos associados a rigorosas sentenças de indenização.

Prestadores

  • Redução da margem de ganho
  • Aumento das associações de profissionais em policlínicas
  • Profissionais transacionando dos regimes de contratações tradicionais – estatutários, celetistas e autônomos para Pessoa Jurídica – PJ.
  • Laboratórios incorporados em imensas redes (com até 300 unidades)

Distribuidores

Com o advento dos pregões eletrônicos passam a ser excetuados das transações comerciais que dão diretamente entre a indústria de materiais e medicamentos e os prestadores e hospitais.

Indústria

  • Os Pregões Eletrônicos ou Leilão online impelem a redução dos custos dos produtos.
  • Regulação da ANVISA, que emite, inclusive Certificado de Boas Práticas de Fabricação para quem atende às exigências.
  • Pagamento de Royalties por patentes – maioria internacionais

Em síntese, não restam dúvidas quanto a necessidade eminente, de que todos os elos da cadeia de suprimentos, sob a ótica da estrutura de competição da saúde no Brasil, estão absortos pela necessidade premente de desenvolver o Planejamento e Gestão Estratégica de seus respectivos negócios como premissa para sobrevivência e posicionamento mercadológico.

Para que serve uma consultoria em saúde e como atua o consultor de saúde?

Para empresas do setor de saúde a consultoria em saúde fornece experiência, suporte, metodologia, direcionamento e imparcialidade no aconselhamento embasado á decisões estratégicas, requisitos estes que não está disponível internamente e requeiram um tempo limitado. Por vezes as empresas não podem contratar funcionários para o trabalho interno, mas precisam atingir metas de negócios ou projetos. Em alguns casos, quando a empresa realmente deseja especificar habilidades para um determinado campo e não está ponta para contratar, a consultoria pode ser considerada como um recurso valioso. Mas sobretudo, no caso de um novo negócio, a consultoria empresarial auxiliar na elaboração do Plano de Negócio. Para os profissionais de saúde, os consultores em saúde fornecem conhecimento para que possam tomar as melhores decisões sobre negócios, atendendo as exigências e especificidades da área da saúde.

Como já foi dito, sabemos que muitos empresários não possuem todo conhecimento de gestão de empresas na área de saúde e acabam enfrentando muitos obstáculos para crescer e conquistar o mercado. Aqui então é o momento de contar com a ajuda de um consultor específico em negócios ligados a área de saúde para superar os desafios e alcançar resultados satisfatórios para alavancar o negócio.

A consultoria em saúde é uma oportunidade de conhecer de forma mais profunda a realidade da empresa e do seu mercado, estabelecer metas inteligentes e realistas respeitando essa realidade e, finalmente, planejar como alcançar essas metas divididas em objetivos de curto, médio e longo prazo. Pense em uma empresa que esteja querendo resolver um problema ou fazer algo novo ou apenas de forma diferente. Uma leitura atenta da frase acima nos remete a duas conclusões:

  • Se é um problema, em geral, é algo que a empresa está enfrentando dificuldades em resolver.
  • Se é fazer algo novo ou de forma diferente, trata-se de algo que a empresa não possui experiência.

Está, então, criada a condição para a atuação da consultoria em saúde. Seu papel é construir com o cliente, as informações e soluções sobre a questão. Entretanto, sabemos que a implementação de mudanças não é algo fácil. Nesse caso, o auxílio da consultoria empresarial especializada em saúde é de grande relevância, pois o consultor tem experiência para orientar o dono do negócio sobre a melhor forma de gerenciar as mudanças necessárias mediante conhecimento abrangente e visão sistêmica do setor. Além disso, os avanços tecnológicos e suas transformações digitais passaram a exigir das empresas de todos os segmentos, com ênfase ainda maior na área da saúde, uma capacidade de se reinventarem para sobrevivência no mercado. E é natural que o empreendedor não tenha conhecimento nem experiências suficientes para tais adequações, sendo indicado contar com especialistas através de uma consultoria empresarial. A consultoria irá levantar as necessidades da organização por meio de diagnósticos, identificar processos e recomendar ações de melhoria, tornando-os mais eficientes e eficazes do que se feito sozinho pela empresa

Quando contratar uma consultoria de gestão em saúde?

Esta é uma pergunta constantemente feita pelas empresas. Há um momento ideal para contratar uma consultoria? A resposta é que a ocasião adequada vai depender da realidade de cada negócio, tanto no aspecto das necessidades e objetivos como da capacidade de investimento.

Quando o empresário possui clareza dos caminhos para chegar em objetivos maiores, ele pode demandar consultoria pontual, como focar captação de clientes, reorganização dos processos de trabalho, melhoria do desempenho dos funcionários, reestruturação financeira, busca por modelagem de processos, preparação para acreditação, dentre outros. Ou pode simplesmente estabelecer uma meta maior, como otimizar recursos e aumentar o lucro. Aí cabe à consultoria em saúde buscar onde e como conseguir isso. O fato é que não é aconselhável que os administradores, gestores ou sócios esperem a situação chegar a um ponto crítico para solicitar a ajuda da consultoria. Talvez o “fogo” já tenha destruído tudo e não há mais o que ser feito para salvar. Outra questão a ser considerada na definição do momento de contratar está ligada à preparação e disponibilidade da empresa para realizar um trabalho em conjunto com a consultoria. Afinal, sem a participação dos sócios e funcionários que conhecem o trabalho e os pormenores da organização a consultoria em saúde não conseguirá atuar de forma eficiente e eficaz.

Quais os benefícios da consultoria em saúde

Quais os benefícios da consultoria em saúde?

Basicamente viabilizar ou acelerar o processo de uma empresa com foco na área de saúde a alcançar suas metas. Existem basicamente duas metas genéricas:

  • Melhorar os resultados econômicos da empresa
  • Melhorar a qualidade de vida dos sócios e funcionários

Cada uma dessas metas genéricas podem ser buscadas de uma única vez ou passando por etapas, ou seja, melhorando o funcionamento e resultados de cada setor da empresa, que por sua vez podem ser resumidos em três:

  • Setor Administrativo-financeiro
  • Setor Clínico
  • Setor Comercial

Finalmente, cada um desses setores podem ser abordados de forma geral ou apenas em aspectos pontuais, que podem ser resumidos em:

  • Setor Administrativo-financeiro
    • Controle financeiro
    • Fluxo de caixa
    • Custos fixos
    • Custos e Precificação / Margem de Contribuição
    • Gestão de pessoas
    • Planejamento tributário
    • Aspectos contábeis e legais
    • Logística
    • Marketing em saúde
  • Setor Clínico
    • Controles
    • Gestão de pessoas
    • Processos
    • Produtividade
    • Custos variáveis / Margem de Contribuição
    • Tecnologias e Registro de Informação (Prontuário)
  • Setor Comercial
    • Clientela
    • Faturamento
    • Preços praticados / Margem de Contribuição
    • Relacionamento
    • Pesquisas e monitoramento de mercado

Melhorando muitos ou poucos de cada um desses pontos está se caminhando na busca de dois grandes benefícios:

  • Melhorar os resultados econômicos da empresa
  • Melhorar a qualidade de vida dos sócios e funcionários

Como funciona a consultoria em saúde?

Uma vez que a consultoria empresarial está relacionada com as necessidades do cliente, o desempenho e o resultado serão determinados pelos objetivos que a empresa deseja alcançar. Assim, antes de contratar o serviço é importante que o empresário entenda a realidade vivenciada e tenha clareza das metas que pretende atingir com seu negócio. Em posse dessas informações, a consultoria irá atuar com ações direcionadas e assertivas para a melhoria dos resultados e também para conquistas além do esperado.

Um fator essencial que deve ser considerado é que a consultoria empresarial só pode dar certo se a empresa como um todo colaborar com os consultores, afinal são os funcionários que possuem maior conhecimento prático e que irão dar continuidade ao que for implementado. Como pode ser visto, o trabalho da consultoria empresarial só costuma ser melhor percebido na fase final da execução. É quando os resultados começam a aparecer. O empreendedor deve compreender que não é possível modificar uma empresa do dia para noite, principalmente se estiver em uma situação mais crítica. A consultoria, algumas vezes, exige uma boa dose de paciência, para que gradativamente leve conhecimento para dentro da empresa e conquiste a confiança do empresário e todos os agentes envolvidos.

Qual o período de duração da consultoria em saúde?

O período de duração da consultoria empresarial depende da demanda, podendo variar de horas a meses. Questões simples podem ser resolvidas em apenas uma sessão de consultoria remota. As mais complexas, como mudança de muitos processos operacionais, podem levar meses e exigir a presença física do consultor na empresa. Enfim, não há como dizer qual a duração da consultoria empresarial sem analisar caso a caso. Essa informação sempre está presente na proposta da consultoria.

Quais são as áreas de atuação da consultoria em saúde?

Conforme já mencionado, a consultoria pode ser por setores da empresa ou questões pontuais:

  • Setor Administrativo-financeiro
  • Setor Clínico
    • Controles
    • Gestão de pessoas
    • Processos
    • Produtividade
    • Custos variáveis / Margem de Contribuição
    • Tecnologias e Registro de Informação (Prontuário)
  • Setor Comercial
    • Clientela
    • Faturamento
    • Preços praticados / Margem de Contribuição
    • Relacionamento
    • Pesquisas e monitoramento de mercado

No entanto, no mercado os consultores em geral estão organizados por áreas do conhecimento, sendo as classificações mais comuns no mercado:

  • Gestão Empresarial
  • Financeira
  • Planejamento e Gestão Estratégica
  • Marketing
  • Vendas
  • Gestão de Pessoas
  • Produção
  • Modelagem de Processos (Business Process)
  • Logística em Saúde
  • Sistema de Informação Gerencial em Organizações de Saúde
  • Naturalmente, existem várias superposições entre elas, como explicitamos a seguir.

Quais são as áreas de atuação da consultoria em saúde?

É a consultoria mais generalista de todas. Não há como falar em gestão empresarial sem abordar todas as demais áreas da empresa. O que a destaca então é o fato de que seu foco é o controle das demais áreas, estabelecendo formas de planejar, comandar e acompanhar os indicadores de resultados de cada uma.

Ela aborda principalmente questões como:

  • Planejamento Estratégico
  • Processo decisórios
  • Cadeia de comando
  • Indicadores de resultado
  • Controles / softwares
  • Planejamento Operacional
  • Marketing

A consultoria em Planejamento Estratégico Empresarial é a primeira etapa de uma boa Consultoria em Gestão Empresarial.

Consultoria Financeira Empresarial

Esse tipo de consultoria foca aspectos mais pontuais, ligados às práticas e saúde financeira da empresa. Suas principais metas são:

  • Garantir perfeito domínio do dinheiro que entra e sai de uma organização
  • Construir e monitorar os Indicadores Fundamentais:
    • Faturamento
    • Custos Variáveis
    • Margem de Contribuição
    • Custos Fixos
    • Resultado Operacional
    • Receitas Não Operacionais
    • Despesas Não Operacionais
    • Resultado de Caixa
  • E também Indicadores Acessórios, como:
    • CAC – Custo de Aquisição de Clientes
    • Índices de produtividade:
      • Por linhas
      • Por pessoas
    • Participação no mercado
    • Nível de endividamento
    • Evolução do Patrimônio Líquido

O Controle Financeiro é o monitor dos batimentos cardíacos e demais indicadores de saúde de uma organização. Ele é a principal fonte de informação para a turma da gestão Empresarial.

As empresas que não possuem esse domínio de seus números precisam de uma Consultoria Financeira Empresarial. Em geral ela faz parte do  Planejamento Estratégico Empresarial

Consultoria em Marketing e Vendas para empresas de saúde

Ainda que o mercado insista em separar os dois tipos de consultoria, elas são indissociáveis. O Marketing pode ser resumido para mais fácil compreensão em apenas três aspectos:

  • Pesquisa
    • Entender o mercado pesquisando produtos, clientes, concorrentes, setores próximos, tendências etc. É a base de tudo. Marketing sem pesquisa é “achômetro”.
  • Produtação
    • Esses termos não existem em português, mas ele resume tudo que é necessário: formatar e precificar os produtos de acordo com o que as pesquisas apontam como o ideal para vender bem.
  • Promoção
    • Ou publicidade. É a vertente mais conhecida do Marketing. Ela trata de chegar ao conhecimento dos clientes potenciais que seu produto existe e é bom para ele. É claro que tudo se trata de vender. Mas existe ainda a Consultoria em Vendas. Com esse nome ela trata basicamente de:
  • Criar departamentos comerciais e seus processos de venda
  • Criar processos de recrutar, selecionar e treinar vendedores
  • Criar e implantar processos de gestão de equipes de venda

Como vender é a primeira obrigação de uma empresa, não é preciso dizer mais nada em relação à sua importância. Hoje uma consultoria em marketing específico para o setor de saúde tem se firmado de forma independente, a Consultoria em Marketing Digital na área de saúde. Hoje em dia não é mais possível pensar uma empresa sem presença digital, por menor que seja.

Consultoria de Recursos Humanos

Tudo em uma empresa é realizado por pessoas. Sem as pessoas, não há uma empresa. A Consultoria em Gestão de Pessoas ajuda a melhorar o desempenho e resultados de toda a empresa. Isso contribui basicamente para os dois objetivos fundamentais de uma consultoria:

  • Melhorar os resultados econômicos da empresa
  • Melhorar a qualidade de vida dos sócios e funcionários

Esse tipo de consultoria trabalha questões objetivas e subjetivas que envolvem a equipe. Trata do indivíduo e do coletivo. Trata de técnicas cartesianas de vendas e questões comportamentais das pessoas e dos clientes. O mercado de Consultoria em Gestão de Pessoas em Saúde disponibiliza uma infinidade de produtos com foco no aprimoramento de equipes. E quem pode dizer se isso é um ponto crítico da sua empresa é o Planejamento Estratégico Empresarial.

Consultoria em Logística, Produção, Processos e Tecnologia da Informação

Essas são consultorias mais específicas, técnicas, que muitas empresas sequer precisam. Em resumo, ela trata de:

  • Produção
    • Cuida de aspectos ligados diretamente à produção. Se for um restaurante, sugestões de cardápio, processos de produção, processos de compra e estocagem, treinamento de equipe etc. Em geral são consultores com grande conhecimento em uma área específica.
  • Processos
    • A consultoria em produção sempre é também de processos. Mas existem processos de toda natureza em uma empresa, em todos os setores. Em geral, as consultorias mencionadas anteriormente abordam processos em suas áreas.

Consultoria em Logística, Produção, Processos e Tecnologia da Informação

  • Logística
    • Trata-se basicamente de transporte, tanto para receber, quanto, principalmente, para entregar seus produtos. É fundamental em várias empresas.
  • Tecnologia da Informação
    • A famosa TI está em tudo hoje está, ou deveria estar. Todos os setores de uma empresa podem e devem se beneficiar dela. As consultorias são contratadas para ajudar a planejar processos e implantar as ferramentas escolhidas para o registro seguro da informação, em saúde titulado, prontuário eletrônico.

Como contratar uma consultoria na área de saúde?

Uma vez que os gestores compreendem a importância e necessidade de contratar uma consultoria empresarial, é preciso saber escolher qual a melhor opção. Contratar uma empresa de consultoria não é uma tarefa fácil, uma vez que é o futuro do seu negócio que está em jogo. Contar com serviço de consultoria empresarial de qualidade e credibilidade pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa. A escolha errada pode trazer consequências como custo de tempo e dinheiro desnecessário ou correção de problemas ocasionados pela própria consultoria contratada. Diante disso, trouxemos algumas dicas para ajudar no momento da contratação de um consultor.

  • Pesquise muitas opções na Internet em todo o Brasil
  • Cheque no site seus produtos, sua história e cases de sucesso
  • Selecione três ou quatro que lhe pareçam mais alinhadas com seu porte e setor de atuação
  • Pesquise a reputação digital delas
  • Peça um orçamento preliminar e separe as que estão dentro de sua realidade, lembrando que nem sempre a mais barata é a melhor opção.
  • Converse com os consultores das propostas que lhe pareceram mais interessantes.
  • Contrate uma consultoria que atue com especificidade e esteja atenta aos requisitos, em especial no que tange aos aspectos jurídicos, da área da saúde.
  • Pronto, contrate quem lhe pareceu o mais adequado no processo.

Quanto vale uma consultoria para saúde?

“Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante. Ou seja, a empresa deve pagar ao consultor apenas uma fração daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho”.

Flávio Barcellos
CEO da ProLucro

Se a consultoria for capaz de baixar o custo fixo ou de produção, ou ainda aumentar as vendas, calcule o valor gerado ao longo de um período, um ano, por exemplo, e o benefício entregue está medido. Entretanto, nem todos os benefícios são mensuráveis de imediato. São aqueles em que o retorno se dá em médio e longo prazo, assim é necessário aguardar um tempo para que sejam medidos. O valor de uma consultoria empresarial está na entrega das melhorias esperadas no momento da contratação. Além das metas objetivas, em especial as financeiras e econômicas, há metas subjetivas, como clima organizacional e qualidade de vida dos sócios e de toda a equipe.

Gilcelly - Consultora em Saúde
Gilcelly Azollini
Consultora empresarial e de gestão pública com ampla experiência na área da saúde.

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.