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A consultoria em saúde é um serviço prestado por agente externo para empresa ou profissional de saúde que almeja ser subsidiado com informação especializada, ferramenta ou metodologia para abrir, gerenciar ou expandir um negócio no setor de saúde, abrangendo:
A consultoria em saúde é desempenhada por empresa ou profissional especializado na gestão em saúde destinado a desenvolver o diagnóstico empresarial e propor soluções customizadas á demanda específica da organização mediante análise dos seus objetivos, recursos e contexto.
Com tudo, estabelecer objetivos sem antes consumar um diagnóstico seria tão inespecífico quanto medicar um paciente sem saber a etiologia dos sintomas.
Objetivamente, a Proposta de Consultoria em Saúde é de auxiliar a empresa a compreender onde está, a partir de um diagnóstico situacional; onde quer chegar, delimitando objetivos e indicando o melhor caminho entre os dois pontos, por meio da concepção de um planejamento estratégico, a ser prescrito em um plano de ação.
Reavendo o nexo com a prática clínica, assim como no acompanhamento de um paciente, os sinais e sintomas devem ser medidos e monitorados por meio de indicadores predefinidos a fim de ajustar a conduta consonante a evolução do quadro. Esta lógica também se aplica a gestão empresarial, com vistas a apoiar o processo de melhoria contínua.
Principais temáticas sobre o universo da consultoria aplicada a área de saúde:
Abrangência:
Segundo a Organização Mundial de Saúde, de 20% a 40% dos investimentos no setor de saúde no Brasil, sejam nulos por falda de planejamento e ineficiência na gestão.
Na última década, a evolução do setor de saúde lançou sucessivos desafios aos profissionais da área, notadamente no tocante a necessidade de aprimoramento da gestão.
A ascendência dos custos impulsiona o setor a buscar soluções que integrem eficiência operacional em concomitância a melhoramentos na qualidade.
No setor de saúde a qualidade, cerne do ansiado processo de acreditação, está intimamente relacionada a segurança do paciente e humanização no atendimento.
A segurança por sua vez sucede de processos sistematizados, diretrizes de atuação multidisciplinar bem definidas e medidas objetivas de monitoramento. Ademais, aspectos éticos, regulamentares e jurídicos merecem atenção peculiar por efeito de singulares advertências ao setor.
A tecnologia da informação traz conformações específicas ao setor de saúde em virtude dos preceitos legais no tangente ao registro de informação do paciente, especialmente quanto ao sigilo e segurança da informação, bem como seu paulatino préstimo judicial.
A inovação e tecnologia prospectada pelo contexto de pandemia, bem como a valorização do setor, em contrassenso a mortalidade de empresas durante o período de recessão e previsto ressalto pós-pandemia das demandas eletivas, requisita ainda mais especificidade, competências estratégicas e conhecimento focal às demandas de consultoria em saúde.
Consultoria transversal é basicamente o processo de translação de conhecimento entre profissionais de áreas técnicas em saúde, que coadjuva o processo com seu profundo conhecimento do Core Business da organização em interação com o consultor que dedica, por sua vez, o conhecimento metodológico e estratégico subsidia decisões e desenvolve propostas de soluções gerenciais, estratégicas ou específicas, conforme a demanda da empresa e o contexto em foco.
O consultor é necessariamente um especialista na questão, externo a empresa, que fornece informações, pareceres, aconselhamento e subvenção para designar a melhor solução e o melhor curso para a empresa e para a gestão dos negócios.
Sendo assim, podemos então dizer que consultoria significa um processo de aprendizagem e ampliação do capital informacional da empresa. Consultoria, por fim, é conceitua como:
“Atividade em que um especialista compartilha o seu conhecimento em forma de orientações específicas para as necessidades do cliente”.
Por efeito da globalização, o setor de saúde fez-se mais competitivo, suscitando ao empreendedor deste segmento um tripé qualitativo constituído por adaptabilidade, flexibilidade e agilidade na reação á mudanças e tomada de decisão.
Todavia, a competitividade é balizada pelo capital intelectual da organização que fundamenta a capacidade de planejamento e estruturação de estratégias para atender as demandas do paciente alcançando o maior potencial de qualidade frente máxima otimização de custos, bem como a desenvoltura executiva, monitoramento e melhoria contínua.
De acordo com a ANS são mais de 76 mil serviços cadastrados, sendo 6.700 hospitais.
Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar, 2015
Os investimentos em saúde, ínfero á média internacional de 9% do PIB, correspondem no Brasil a 7,5% do PIB, sendo que, o acesso da população aos serviços, em 76% correspondente ao atendimento público e 24% ao setor privado, sendo 23% referente as operadoras de saúde suplementar e apenas 1% particular. (FILHO, J. M. et al, 2016)
A evolução no setor no perfil demográfico e epidemiológico da população caracteriza-se por:
Cadeia de suprimentos do Setor de Saúde – Supply Chain
Cliente
A situação Econômico Financeira do cidadão no Brasil caracteriza-se pela redução do poder aquisitivo, reordenamento de prioridades de consumo, incluindo os padrões das operadoras de serviços de saúde.
Operadoras
Os dados referentes ao ano de 2020 mostram serem 742 operadores em atividade disputando o total de 46.758.762 beneficiários, com taxa de sinistralidade de 71,6%, totalizando 24,11% de cobertura, com maior concentração no sudeste do país.
O envelhecimento populacional impacta as demandas por atendimento em saúde, o que acaba por repercutir no aumento do número de atendimentos no mesmo intervalo de tempo e conseguinte aditamento nas solicitações de exames complementares e aumento da sinistralidade das operadoras, culminando em redução da margem de lucro.
Ocorre, que em meio a tal contexto, as operadoras estão verticalizando suas atuações, construindo e tornando-se acionistas de hospitais, clínicas de imagens, laboratórios de análises clínicas.
Hospitais
Os hospitais, sejam públicos, privados ou filantrópicos, são custeados pelo SUS, pelas operadoras e clientes com recursos próprios e estão contextualizados em meio aos seguintes marcadores:
Prestadores
Distribuidores
Com o advento dos pregões eletrônicos passam a ser excetuados das transações comerciais que dão diretamente entre a indústria de materiais e medicamentos e os prestadores e hospitais.
Indústria
Em síntese, não restam dúvidas quanto a necessidade eminente, de que todos os elos da cadeia de suprimentos, sob a ótica da estrutura de competição da saúde no Brasil, estão absortos pela necessidade premente de desenvolver o Planejamento e Gestão Estratégica de seus respectivos negócios como premissa para sobrevivência e posicionamento mercadológico.
Para empresas do setor de saúde a consultoria em saúde fornece experiência, suporte, metodologia, direcionamento e imparcialidade no aconselhamento embasado á decisões estratégicas, requisitos estes que não está disponível internamente e requeiram um tempo limitado.
Por vezes as empresas não podem contratar funcionários para o trabalho interno, mas precisam atingir metas de negócios ou projetos.
Em alguns casos, quando a empresa realmente deseja especificar habilidades para um determinado campo e não está ponta para contratar, a consultoria pode ser considerada como um recurso valioso. Mas sobretudo, no caso de um novo negócio, a consultoria empresarial auxiliar na elaboração do Plano de Negócio.
Para os profissionais de saúde, os consultores em saúde fornecem conhecimento para que possam tomar as melhores decisões sobre negócios, atendendo as exigências e especificidades da área da saúde.
Como já foi dito, sabemos que muitos empresários não possuem todo conhecimento de gestão de empresas na área de saúde e acabam enfrentando muitos obstáculos para crescer e conquistar o mercado.
Aqui então é o momento de contar com a ajuda de um consultor específico em negócios ligados a área de saúde para superar os desafios e alcançar resultados satisfatórios para alavancar o negócio.
A consultoria em saúde é uma oportunidade de conhecer de forma mais profunda a realidade da empresa e do seu mercado, estabelecer metas inteligentes e realistas respeitando essa realidade e, finalmente, planejar como alcançar essas metas divididas em objetivos de curto, médio e longo prazo.
Pense em uma empresa que esteja querendo resolver um problema ou fazer algo novo ou apenas de forma diferente. Uma leitura atenta da frase acima nos remete a duas conclusões:
Está, então, criada a condição para a atuação da consultoria em saúde. Seu papel é construir com o cliente, as informações e soluções sobre a questão. Entretanto, sabemos que a implementação de mudanças não é algo fácil.
Nesse caso, o auxílio da consultoria empresarial especializada em saúde é de grande relevância, pois o consultor tem experiência para orientar o dono do negócio sobre a melhor forma de gerenciar as mudanças necessárias mediante conhecimento abrangente e visão sistêmica do setor.
Além disso, os avanços tecnológicos e suas transformações digitais passaram a exigir das empresas de todos os segmentos, com ênfase ainda maior na área da saúde, uma capacidade de se reinventarem para sobrevivência no mercado.
E é natural que o empreendedor não tenha conhecimento nem experiências suficientes para tais adequações, sendo indicado contar com especialistas através de uma consultoria empresarial.
A consultoria irá levantar as necessidades da organização por meio de diagnósticos, identificar processos e recomendar ações de melhoria, tornando-os mais eficientes e eficazes do que se feito sozinho pela empresa
Esta é uma pergunta constantemente feita pelas empresas. Há um momento ideal para contratar uma consultoria? A resposta é que a ocasião adequada vai depender da realidade de cada negócio, tanto no aspecto das necessidades e objetivos como da capacidade de investimento.
Quando o empresário possui clareza dos caminhos para chegar em objetivos maiores, ele pode demandar consultoria pontual, como focar captação de clientes, reorganização dos processos de trabalho, melhoria do desempenho dos funcionários, reestruturação financeira, busca por modelagem de processos, preparação para acreditação, dentre outros.
Ou pode simplesmente estabelecer uma meta maior, como otimizar recursos e aumentar o lucro. Aí cabe à consultoria em saúde buscar onde e como conseguir isso. O fato é que não é aconselhável que os administradores, gestores ou sócios esperem a situação chegar a um ponto crítico para solicitar a ajuda da consultoria.
Talvez o “fogo” já tenha destruído tudo e não há mais o que ser feito para salvar. Outra questão a ser considerada na definição do momento de contratar está ligada à preparação e disponibilidade da empresa para realizar um trabalho em conjunto com a consultoria.
Afinal, sem a participação dos sócios e funcionários que conhecem o trabalho e os pormenores da organização a consultoria em saúde não conseguirá atuar de forma eficiente e eficaz.
Basicamente viabilizar ou acelerar o processo de uma empresa com foco na área de saúde a alcançar suas metas. Existem basicamente duas metas genéricas:
Cada uma dessas metas genéricas podem ser buscadas de uma única vez ou passando por etapas, ou seja, melhorando o funcionamento e resultados de cada setor da empresa, que por sua vez podem ser resumidos em três:
Finalmente, cada um desses setores podem ser abordados de forma geral ou apenas em aspectos pontuais, que podem ser resumidos em:
Melhorando muitos ou poucos de cada um desses pontos está se caminhando na busca de dois grandes benefícios:
Uma vez que a consultoria empresarial está relacionada com as necessidades do cliente, o desempenho e o resultado serão determinados pelos objetivos que a empresa deseja alcançar.
Assim, antes de contratar o serviço é importante que o empresário entenda a realidade vivenciada e tenha clareza das metas que pretende atingir com seu negócio.
Em posse dessas informações, a consultoria irá atuar com ações direcionadas e assertivas para a melhoria dos resultados e também para conquistas além do esperado.
Um fator essencial que deve ser considerado é que a consultoria empresarial só pode dar certo se a empresa como um todo colaborar com os consultores, afinal são os funcionários que possuem maior conhecimento prático e que irão dar continuidade ao que for implementado.
Como pode ser visto, o trabalho da consultoria empresarial só costuma ser melhor percebido na fase final da execução. É quando os resultados começam a aparecer. O empreendedor deve compreender que não é possível modificar uma empresa do dia para noite, principalmente se estiver em uma situação mais crítica.
A consultoria, algumas vezes, exige uma boa dose de paciência, para que gradativamente leve conhecimento para dentro da empresa e conquiste a confiança do empresário e todos os agentes envolvidos.
O período de duração da consultoria empresarial depende da demanda, podendo variar de horas a meses. Questões simples podem ser resolvidas em apenas uma sessão de consultoria remota.
As mais complexas, como mudança de muitos processos operacionais, podem levar meses e exigir a presença física do consultor na empresa. Enfim, não há como dizer qual a duração da consultoria empresarial sem analisar caso a caso. Essa informação sempre está presente na proposta da consultoria.
Conforme já mencionado, a consultoria pode ser por setores da empresa ou questões pontuais:
No entanto, no mercado os consultores em geral estão organizados por áreas do conhecimento, sendo as classificações mais comuns no mercado:
É a consultoria mais generalista de todas. Não há como falar em gestão empresarial sem abordar todas as demais áreas da empresa.
O que a destaca então é o fato de que seu foco é o controle das demais áreas, estabelecendo formas de planejar, comandar e acompanhar os indicadores de resultados de cada uma.
Ela aborda principalmente questões como:
A consultoria em Planejamento Estratégico Empresarial é a primeira etapa de uma boa Consultoria em Gestão Empresarial.
Esse tipo de consultoria foca aspectos mais pontuais, ligados às práticas e saúde financeira da empresa. Suas principais metas são:
O Controle Financeiro é o monitor dos batimentos cardíacos e demais indicadores de saúde de uma organização. Ele é a principal fonte de informação para a turma da gestão Empresarial.
As empresas que não possuem esse domínio de seus números precisam de uma Consultoria Financeira Empresarial. Em geral ela faz parte do Planejamento Estratégico Empresarial
Ainda que o mercado insista em separar os dois tipos de consultoria, elas são indissociáveis. O Marketing pode ser resumido para mais fácil compreensão em apenas três aspectos:
Como vender é a primeira obrigação de uma empresa, não é preciso dizer mais nada em relação à sua importância. Hoje uma consultoria em marketing específico para o setor de saúde tem se firmado de forma independente, a Consultoria em Marketing Digital na área de saúde.
Hoje em dia não é mais possível pensar uma empresa sem presença digital, por menor que seja.
Tudo em uma empresa é realizado por pessoas. Sem as pessoas, não há uma empresa. A Consultoria em Gestão de Pessoas ajuda a melhorar o desempenho e resultados de toda a empresa. Isso contribui basicamente para os dois objetivos fundamentais de uma consultoria:
Esse tipo de consultoria trabalha questões objetivas e subjetivas que envolvem a equipe. Trata do indivíduo e do coletivo. Trata de técnicas cartesianas de vendas e questões comportamentais das pessoas e dos clientes.
O mercado de Consultoria em Gestão de Pessoas em Saúde disponibiliza uma infinidade de produtos com foco no aprimoramento de equipes. E quem pode dizer se isso é um ponto crítico da sua empresa é o Planejamento Estratégico Empresarial.
Essas são consultorias mais específicas, técnicas, que muitas empresas sequer precisam. Em resumo, ela trata de:
Uma vez que os gestores compreendem a importância e necessidade de contratar uma consultoria empresarial, é preciso saber escolher qual a melhor opção. Contratar uma empresa de consultoria não é uma tarefa fácil, uma vez que é o futuro do seu negócio que está em jogo.
Contar com serviço de consultoria empresarial de qualidade e credibilidade pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa.
A escolha errada pode trazer consequências como custo de tempo e dinheiro desnecessário ou correção de problemas ocasionados pela própria consultoria contratada. Diante disso, trouxemos algumas dicas para ajudar no momento da contratação de um consultor.
“Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante. Ou seja, a empresa deve pagar ao consultor apenas uma fração daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho”.
Flávio Barcellos
CEO da ProLucro
Se a consultoria for capaz de baixar o custo fixo ou de produção, ou ainda aumentar as vendas, calcule o valor gerado ao longo de um período, um ano, por exemplo, e o benefício entregue está medido. Entretanto, nem todos os benefícios são mensuráveis de imediato.
São aqueles em que o retorno se dá em médio e longo prazo, assim é necessário aguardar um tempo para que sejam medidos. O valor de uma consultoria empresarial está na entrega das melhorias esperadas no momento da contratação.
Além das metas objetivas, em especial as financeiras e econômicas, há metas subjetivas, como clima organizacional e qualidade de vida dos sócios e de toda a equipe.
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