avaliação da empresaSe você ainda não está familiarizado com termos como Balanço Patrimonial, Goodwill ou Fluxo de Caixa Descontado — o FCD — é porque você não tem feito avaliações do valor da sua empresa.

Mas não se assuste, pois isso ainda é, infelizmente, uma prática rotineira. No entanto, se você planeja expandir o seu negócio ou se preparar para imprevistos, está mais do que na hora de fazer uma avaliação precisa do seu patrimônio.

Essa medida é fundamental para a sobrevivência de qualquer empreendimento no mercado competitivo, desde compras e fusões até obtenção de créditos e financiamentos para ampliar a produção da empresa. E para te falar mais sobre isso, o post de hoje listou 4 razões que explicam porque avaliação de empresas é tão importante! Acompanhe a seguir e descubra.

Busca por investidores

Melhor prevenir do que remediar. Nunca se saber quando você vai querer abrir o seu novo negócio ou o momento exato em que sua empresa atual precisará de novos investidores para crescer e competir em alto nível. E para não ter que correr como um desesperado à procura de investidores, faça avaliações agora mesmo!

Descubra com exatidão o valor justo do seu empreendimento e guarde-o para situações emergenciais. Nesses casos, pode ser fundamental ter a avaliação da sua empresa em mãos para convencer novos acionistas. Dessa forma, você fornece também segurança aos investidores de que as aplicações feitas correspondem a um valor honesto.

Acelera o processo de compra ou venda

Como dissemos, avaliar quanto vale a sua empresa é crucial em situações inesperadas. É comum no mercado a existência de ofertas de compra para negócios que apresentam-se consolidados ou em fase de crescimento. A melhor forma de conseguir uma boa negociação é saber precificar o seu negócio, a sua marca. Então, não espere até que um sócio decida abandonar a parceria ou crie uma cisão surpreendente. Esteja preparado!

Isso serve também para o contrário. Em casos de compra, tal indicador pode fazer toda a diferença no processo de convencimento do vendedor e de seus eventuais sócios, evitando compras ou vendas inflacionadas e reduzindo a especulação.

A avaliação de empresas é importante em caso de fusões e aquisições

Determinar o valor do seu empreendimento é a maneira mais eficaz de descobrir se o seu negócio está realmente apto a operações de fusão ou aquisição. Ou seja, é possível delimitar a viabilidade de modificação da empresa. “É possível entrar num possível novo tipo de negócio?”; “Haverá investimento para novos projetos?”; “Conseguiremos obter créditos e empréstimos?”

Enfim, tudo isso irá depender de uma boa e precisa avaliação da sua empresa para ser mensurado. Então, não procrastine mais essa avaliação, pois oportunidades não têm hora para surgir.

Tomar decisões estratégicas

Bem, todas as razões que citamos acima entram nessa categoria. Mas o que queremos dizer é que qualquer decisão tomada para melhorar a produtividade do seu negócio deve considerar o valor da empresa. Desde a mensuração do seu fluxo de caixa e dos ativos e inativos do seu negócio até o momento de aquisição dos seus equipamentos. Sem contar, obviamente, do planejamento estratégico, que envolve todas as áreas, os planos e as metas de crescimento do seu empreendimento.

Caso você tenha se convencido, a ProLucro é especialista nesse trabalho de avaliação e pode te ajudar a entender melhor como funciona todo o processo de avaliação de empresas. Mas antes, queremos saber: conte-nos o que achou de toda essa importância da avaliação empresarial.

[randomtext category=”AE”]

Leia mais

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!