Consultoria Empresarial para Clínicas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Primeiramente, é preciso que fique bem claro que este artigo sobre Consultoria Empresarial para Clínicas Médicas não tem a intenção em esgotar os ensinamentos referentes ao assunto, mas sim dar uma direção sobre planejamento e estratégias a serem aplicadas no universo da consultoria médica.

A importância da consultoria

Tal conteúdo corrobora com a extrema importância de se ter nos dias atuais uma consultoria e gestão de qualidade em qualquer ramo empresarial, e, neste caso especificamente, em clínicas médicas, ramo que vem se tornando cada vez mais complexo e competitivo, exigindo das organizações em saúde uma maior capacidade de formular e implementar estratégias que possibilitem superar os crescentes desafios de mercado e atingir os objetivos traçados pela organização.

No setor da saúde, especialmente em clínicas médicas, a complexidade tecnológica, consumidores cada vez mais participantes no momento da escolha, operadoras de saúde como participantes atuantes no ciclo da receita, custos elevados e aumento da concorrência, impõem às empresas uma necessidade de preparação e organização dos atos operacionais cada vez maiores e mais especializados.

E é neste cenário que a consultoria empresarial para clínicas entra para dar suporte e orientar as empresas do ramo da saúde ao caminho mais eficaz para o bom andamento organizacional da instituição, trazendo um modelo de gestão e planejamento estratégico que agregue valor aos serviços prestados e que direcione a empresa à via mais adequada para o sucesso empresarial.

Sendo assim, preliminarmente, é preciso que entendamos o conceito de consultoria empresarial.

Conceito de consultoria

Segundo o sítio Wikipédia, consultoria empresarial é um serviço fornecido por empresas especializadas ou profissionais capacitados para diagnosticar ou formular soluções acerca de um assunto ou especialidade para o meio empresarial, ou seja, é um serviço de diagnóstico de problemas e análise de dados da empresa, que tem o objetivo de auxiliar o empreendedor a melhorar a sua gestão.

A consultoria empresarial exclusiva para a área de saúde é um serviço prestado por agente externo para empresa ou profissional de saúde que deseja ser amparado com informação especializada sobre o assunto.

E, sendo assim, tal consultoria é desempenhada por empresa ou profissional especializado na gestão em saúde, destinado a desenvolver o diagnóstico empresarial e propor soluções customizadas à demanda específica da organização.

O diferencial da consultoria para clínicas

O diferencial de uma consultoria para clínica médica é que, nesse caso, a avaliação será feita por especialistas neste ramo de mercado.

Isso porque há uma série de detalhes que são específicos do setor de saúde, como gestão hospitalar, excelência no atendimento, cumprimento de protocolos, entre outros.

Assim, o aconselhamento e verificação por especialistas facilita o processo para se encontrar quais são os pontos fortes e otimizá-los e remover ou minimizar os pontos fracos.

A consultoria para clínicas na área de saúde pode ser a chave para potencializar os rendimentos a curto e longo prazo, auxiliando a alcançar os objetivos propostos pelos gestores.

O bom funcionamento de uma organização na área da saúde não depende apenas do atendimento prestado pelos médicos, uma vez que ele também é composto por outras atividades, como planejamento estratégico, gestão, marketing, entre outras.

Empreender x Administrar

Consultoria em clínicas médicasDificilmente, o profissional de saúde empreendedor dá conta de administrar e fazer funcionar todas essas áreas. A consultoria para clínicas médicas é uma opção para solucionar esse problema.

A contratação de profissionais qualificados para ajudá-lo nos diferentes setores da empresa traz uma série de benefícios, que vão desde o suporte para o desenvolvimento das atividades até uma visão mais ampla de como se posicionar no mercado.

Nesse ínterim, é importante deixar claro como funciona uma consultoria para clínicas médicas.

Neste caso, o corpo de consultores comparece à empresa, avaliando e propondo uma série de questões que estão relacionadas diretamente com as atividades de saúde, particularmente:

  • auditar os processos de saúde realizados na clínica;
  • aplicar os sistemas de qualidade de acordo com normas nacionais e internacionais de excelência;
  • implementar um sistema de gestão hospitalar que auxilie nas dinâmicas diárias, otimizando o funcionamento e a produtividade dos funcionários;
  • avaliar a gestão de risco e segurança do paciente, a fim de verificar se há qualquer comprometimento que poderá causar prejuízos severos à saúde do cliente;
  • verificar o cumprimento de todos os itens obrigatórios pela legislação nacional e possibilidade de otimização dessas conformidades, etc.

É preciso entender que a consultoria para clínicas médicas é um processo composto por várias etapas. Além disso, ela envolve toda a equipe, desde médicos, passando pelas secretária, o administrativo e demais colaboradores.

Só assim será possível fazer um diagnóstico correto e apontar a melhor solução em gestão em saúde para clínicas ou consultórios médicos.

Com a ajuda de um especialista fica muito mais fácil entender melhor as demandas, pois além de dominar o assunto, ele estará preparado para todos os desafios a serem vencidos para aumentar o desempenho da organização de saúde, principalmente através da tecnologia.

Por isso, dar um passo para informatizar a clínica ou consultório é essencial, pois só assim a equipe poderá investir melhor no tempo gasto.

Enquanto o programa cuida dos detalhes, os funcionários terão mais tempo para melhorar a qualidade no atendimento e em outras atividades que precisem de atenção.

Ademais, é importante ressaltar, que o profissional que irá avaliar o negócio não faz parte dele, por isso, sua avaliação em relação aos processos realizados pode ser feita com mais imparcialidade e com outra visão, e, dessa forma, pontos que a equipe não consegue enxergar serão diagnosticados pelo especialista e corrigidos pela ferramenta de gestão correta.

Etapas

Entendidos os primeiros passos do que é e pra que serve a consultoria empresarial para clínicas, adentremos agora na etapa de como é realizada a consultoria em si, por meio da seguinte ordem:

Triagem: o consultor especialista irá conversar com a equipe e entender melhor como cada procedimento é realizado;

Diagnóstico: Baseado nas informações coletadas nas conversas iniciais, o consultor especialista identificará os erros e problemas que a clínica ou consultório enfrenta, e, desta forma, será possível identificar qual a melhor solução em planejamento e gestão para a clínica/consultório;

Planejamento: Nesta etapa começa-se a definir qual a melhor ferramenta a ser adotada. Serão levados em conta vários fatores, como o número de colaboradores, a quantidade de setores que a empresa possui, como as informações serão armazenadas e etc. A partir daí, a equipe passará por um treinamento para que aprenda a utilizar todas as funcionalidades do software;

Execução: É a hora de colocar toda a teoria em prática. Nesta etapa o profissional de saúde e sua equipe começarão a utilizar as ferramentas de gestão;

Avaliação: Cumpridas as etapas anteriores, a equipe, acompanhada pelo consultor especialista, poderá avaliar como as mudanças adotadas modificaram a rotina de trabalho e quais foram os resultados dessas mudanças.

Disto isto, é importante frisar que os clientes de uma clínica ou consultório médico, ou seja, os pacientes, estão cada vez mais rigorosos quanto à escolha de qual empresa deixarão a mercê sua saúde e de seus familiares.

O atendimento perfeito e o relacionamento com os pacientes é, atualmente, o grande responsável por fazer as pessoas voltarem à sua clinica ou ao seu consultório.

A partir das estratégias certas, a consultoria especializada para profissionais e empresas na área da saúde sabe como atrair novos clientes, e ainda fazer com que os pacientes antigos fiquem cada vez mais satisfeitos.

Diante do exposto, fica claro que para atingir a excelência na prestação de serviços de saúde é de suma importância o acompanhamento de uma consultoria especializada em clínicas médicas, e é certo que a implementação deste modelo demanda tempo e acompanhamento, antes que os resultados possam ser contabilizados.

Dessa forma, um modelo de gestão proposto para serviços de saúde deverá conter:

  • elementos ligados com a liderança do serviço;
  • dados ligados ao planejamento estratégico, de maneira a conduzir o serviço a uma administração estratégica;
  • aspectos ligados ao marketing e à epidemiologia, de maneira que o serviço se preocupe com seus clientes e com o mercado no qual está inserido;
  • recursos ligados à informação como elemento necessário para a análise crítica dos resultados e subsídios para o planejamento;
  • elementos ligados ao uso da tecnologia;
  • a gestão do recurso humano, centro para a realização de todas as ações a serem realizadas no serviço de saúde; e
  • a gestão dos processos de atendimento realizados.

Consultoria em clínicas médicasAprimorar e especializar seu negócio para aumentar a produtividade são fatores fundamentais para as empresas, principalmente em tempos de economia frágil e concorrência cada vez mais acirrada.

Para o setor de saúde isso pode ser um desafio ainda maior, pois ele geralmente conta com situações emergenciais e necessita de um atendimento especializado para os seu nicho de clientela. Neste caso, contar com especialistas em consultoria empresarial é fundamental.

De fato, a gestão de uma empresa na área de saúde não é uma tarefa simples. Ela envolve muito planejamento e estratégias para construir e fortalecer a organização para ganhar espaço no mercado.

Plano de negócios, estratégias de marketing, organização financeira, motivação de funcionários e gestão de pessoas são somente alguns dos elementos que devem ser estudados e planejados.

Os benefícios de uma consultoria empresarial especializada auxilia muito na melhora da dinâmica de trabalho, permitindo maior excelência no serviço prestado, principalmente quando o foco é na área de saúde, afinal, os danos causados por problemas pela falta de planejamento e gestão podem comprometer severamente o cliente, bem como ser um obstáculo para o funcionamento do negócio.

Conheça também:

Plano de negócio para clínicas

O que é consultoria em saúde

Gilcelly - Consultora em Saúde

Gilcelly Azollini
Consultora empresarial e de gestão pública com ampla experiência na área da saúde.
MBA em Gestão Executiva em Saúde pela FGV
MBA em Business Process – Fundação Getúlio Vargas – FGV
MBA em Empreendedorismo e Inovação – University of Tampa/Flórida
Fisioterapeuta

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.