Como saber se minha empresa está dando lucro?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Para gerir bem as finanças de sua empresa é preciso estar atento a todos os aspectos operacionais desta, e um dos principais indicadores que deve ser observado é o lucro.

Neste post você vai entender melhor o que é o lucro, qual a demonstração contábil que apresenta este conceito, bem como sua diferença para lucratividade e a importância de diferenciar o lucro do seu fluxo de caixa.

O que é o lucro

Tanto o lucro quanto o prejuízo são valores que podem ser encontrados na Demonstração do Resultado do Exercício ou DRE como é mais conhecida, e representam o resultado do confronto entre as receitas os custos e despesas do mês.

Quando uma empresa tem lucro houve uma sobra entre seu faturamento e o valor dos gastos necessários para a sua atividade, já no caso de prejuízo o valor dos custos e despesas foram maiores do que o faturamento, indicando que a empresa pode estar passando por problemas.

Aqui é preciso atenção e conhecimento de sua atividade, já que algumas empresas precisam estar atentas à sazonalidade, que são épocas do ano com maior ou menor faturamento como, por exemplo, Páscoa, Dia das Mães, Natal e outros feriados

Lucro e Fluxo de caixa

Outra questão importante é diferenciar o conceito contábil do financeiro, já que muitas das receitas e também das despesas não, necessariamente, ocorreram da forma financeira, uma vez que é comum que as empresas trabalhem com vendas e pagamentos a prazo.

Diferença entre lucro e lucratividade

Outro conceito importante e que deve ser entendido para uma boa gestão é o conceito de lucratividade. Para calcular a lucratividade de sua empresa basta dividir o lucro pelo faturamento, assim, se você tem um faturamento de R$80.000,00 mensais e um lucro final de R$10.000, a sua lucratividade é de 12,5%.

E como saber se este valor é bom ou ruim? É muito comum que sejam utilizadas empresas do mesmo setor para uma comparação de lucratividades e assim, é possível verificar se sua empresa está na média ou não.

Além disso, como já foi dito, você deve ser lembrar que, não necessariamente, o lucro é revertido em caixa, então é preciso observar o percentual de suas vendas que foram feitas a prazo, assim como o valores a pagar.

Como gerir melhor seu lucro

Agora que você já sabe que a DRE é a demonstração que apresentará o seu resultado do período, que tal melhorar a sua gestão? Observe com cuidado quais são as despesas e custos do período e faça a comparação com outros períodos.

Com esta análise você saberá quais são os valores que mais impactam no seu resultado e, além disso, aqueles que estão subindo muito.

LucroCom isto, é possível substituir ou cortar algumas despesas, como é o caso do gasto com telefonia, procurando planos diferenciados ou outra operadora.

Caso o imóvel utilizado pela empresa seja de aluguel, que tal renegociar o contrato ou procurar outro imóvel com um valor mais baixo?

Outra forma de melhorar o seu resultado é conhecendo detalhadamente o custo de cada produto, e investido naqueles que tem um menor custo com um maior retorno.

Outro cuidado necessário é o equilíbrio entre os prazos de recebimento e pagamento, já que isto pode gerar problemas de caixa para a sua empresa.

Neste post você viu o que é o lucro e como ele pode ser identificado na DRE, também observou a diferença entre este conceito e o de lucratividade, assim como entendeu como poderá gerir melhor os seus resultados e as finanças de sua empresa. Se você tiver alguma dúvida ou algo a acrescentar, não se esqueça de deixar nos comentários.

Conheça também:

Plano de negócio para clínicas

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.