Como saber se minha empresa está dando lucro?

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Neste artigo explicamos de forma didática o que é Resultado Operacional Positivo (Lucro), Resultado Operacional Negativo (Prejuízo), Resultado de Caixa e Lucratividade. São os indicadores que dirão se sua empresa está dando Lucro ou Prejuízo.

O que é o Lucro?

O Lucro é o Resultado Operacional Positivo. Se for negativo, é Prejuízo. Simples.

Tanto o Lucro quanto o Prejuízo são valores que precisam ser apontados com clareza pelo seu sistema de controle financeiro. É um indicador de natureza gerencial essencial, mas que é de difícil compreensão em balanços contábeis. Toda empresa precisa de uma DRE – Demonstração do Resultado do Exercício gerencial e feita sob medida. A DRE contábil, enviada pela contabilidade, nunca é de fácil entendimento. Ela é um documento obrigatório, mas não serve para uso no dia a dia.

Ou seja, é essencial ter uma DRE feita sob medida e dentro do seu controle financeiro. Ela vai te dizer em tempo real o que está acontecendo, dia a dia, semana a semana, mês a mês, ano a ano.

Quando o Lucro ocorre?

O Lucro deve ser calculado considerando apenas as Receitas e Despesas Operacionais.

As Receitas Operacionais são aquelas obtidas na atividade fim da empresa, ou seja, na venda de seus produtos, sejam eles bens ou serviços. E as Despesas Operacionais são aquelas realizadas para conseguir produzir e entregar esses mesmos produtos. As despesas podem ser fixas e variáveis.

O Resultado Operacional é então a diferença entre esses dois indicadores:

Resultado Operacional = Receita Operacional – Despesa Operacional ( RO = Rop – Dop)

O Lucro ocorre quando a Rop é maior que a Dop, ou seja, o RO é positivo, simples assim. Se der negativo, é Prejuízo.

Rop > Dop = Lucro (Número Positivo)

Essa conta deve ser feita considerando um período de tempo adequado para cada tipo de negócio.

Negócios com grandes sazonalidades, como fábricas de sorvete e pousadas,  devem avaliar o lucro em um período anual. Já comércios varejistas podem avaliar em períodos mensais. Mas o período anual sempre será necessário para uma leitura completa em qualquer negócio.

E o que é Resultado de Caixa?

O Lucro é o que sobra no caixa no fim do mês? Quase nunca. É preciso colocar mais fatores nesta conta.

O Resultado de Caixa é o Resultado Operacional + Receitas Não Operacionais – Despesas Não Operacionais.

Receitas e Despesas Não Operacionais são aquelas não ligadas diretamente à produção, mas que impactam o caixa da empresa.

As Receitas Não Operacionais mais comuns são a tomada de empréstimos, o aporte de sócios e a venda de bens da empresa. Elas melhoram o saldo bancário. Na contramão estão as Despesas Não Operacionais: pagamento de empréstimos, retiradas dos sócios além do pró-labore e investimentos.

Assim, uma empresa pode estar dando Lucro, mas apresentar um Resultado de Caixa Negativo. Isso ocorre sempre que as Despesas Não Operacionais forem maiores que o Lucro somado às Receitas Não Operacionais. Isso quebra muita empresa.

E o que é lucratividade?

Outro conceito útil é o da lucratividade. Ele é dos mais importantes para dizer o valor da sua empresa. Para calcular a lucratividade de sua empresa basta dividir o lucro pelo faturamento, assim, se você tem um faturamento de R$100.000,00 mensais e um lucro final de R$15.000, a sua lucratividade foi de 15%.  A lucratividade é expressa em percentagem.

E como saber se este valor é bom ou ruim? É muito comum que sejam utilizadas empresas do mesmo setor para uma comparação de lucratividades. Assim é possível verificar se sua empresa está na média ou não.

A experiência da ProLucro aponta para 15% como um número mágico para pequenas empresas. A partir de 10% é aceitável. 20% é excelente e raro.

Resumindo, quais são os Indicadores Fundamentais de uma Empresa?

O que uma empresa precisa é classificar corretamente suas despesas e receitas e só então gerar uma DRE simples e eficaz, que mostre o que acontece de fato nela. Tem gente que acha que a empresa está dando prejuízo e ela está na realidade dando lucro. O problema são as Despesas Não Operacionais. Isso exige intervenções específicas, com foco nelas e não na operação.

A DRE mais simples e eficaz é a que trabalha com esses indicadores:

  1.  Faturamento
  2.  Custo Variável
  3.  Margem de Contribuição (1-2)
  4.  Custo Fixo
  5.  Ponto de Equilíbrio
  6.  RESULTADO OPERACIONAL (1-2-4)
  7.  Receitas Não Operacionais
  8.  Despesas Não Operacionais
  9.  RESULTADO DE CAIXA (6+7-8)

Este título abaixo tem um link que te leva a um artigo que detalha um pouco mais o tema, incluindo propor alguns indicadores auxiliares muito úteis. Vale à pena ler.

Os indicadores de desempenho essenciais para medir o sucesso de sua empresa

E nestes dois links a seguir você verá duas ferramentas perfeitas para quem ainda usa o bom, mas limitado Excel, para gerir sua empresa. Não deixe de conhecer as duas ferramentas se hoje você não controla os seus indicadores com precisão e simplicidade.

 

A implantação dessas duas ferramentas pode até mesmo ser gratuita com a realização de uma assinatura. Que tal agendar agora uma apresentação sem compromisso? É só clicar neste link, selecionar um horário e preencher seus dados: AGENDAR

E como buscar o Lucro?

Esse é um tema que exige mais tempo para ser abordado, mas vamos falar apenas dos indicadores. A busca do Lucro passa por:

  • Aumentar a Receita Operacional
  • Diminuir a Despesa Operacional

Para aumentar a Receita Operacional é preciso:

  • Ter mais clientes (divulgação)
  • Vender mais por cliente, o que pode ser feito:
    • Oferecendo mais produtos (o mesmo cliente compra mais itens / maior ticket médio)
    • Aumentando o preço quando possível (ele paga mais caro pelos produtos)

Para diminuir a Despesa Operacional é preciso:

  • Diminuir os Custos Variáveis (aumenta a Margem de Contribuição)
    • Aumentar a produtividade (fazer mais com menos mão de obra)
    • Diminuir o custo de aquisição de mercadorias e insumos (comprar mais barato)
    • Diminuir o uso de insumos (fazer economia)
    • Diminuir custos com impostos (fazer planejamento tributário)
    • Diminuir custos com taxas e comissões (negociar e/ou trocar fornecedores)
  • Diminuir os Custos Fixos (negociar e/ou trocar fornecedores)

Na prática, o Máximo Lucro vem de:

  1. Máximo Faturamento
  2. Máxima Margem de Contribuição
  3. Mínimo Custo Fixo

Cada item desses deve ser diagnosticado e seu potencial de contribuir ser descoberto e explorado.

O que fazer na prática?

Se enxergou que tem o que mudar na sua empresa, ponha a mão na massa. No máximo avalie antes se o caminho mais rápido e seguro no seu caso não é contar com suporte técnico nesse processo de mudança. Se quiser, agende uma conversa preliminar com um de nossos consultores sem compromisso. É só clicar neste link, selecionar um horário e preencher seus dados: AGENDAR

Quem quiser ler mais sobre o tema, sugerimos:

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Precificação ou Formação de Preços: um guia simples e objetivo

 

Saudações e sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

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