Você conhece o seu perfil empreendedor?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Ser um empreendedor de sucesso é um desejo de muitas pessoas. O crescimento profissional está muito ligado ao que a pessoa gosta de fazer, às suas habilidades natas e àquelas que pode adquirir através de experiências e treinamento.

Há diferentes perfis empreendedores, com pontos fortes e fracos. Por isso, é preciso conhecer bem seu próprio perfil e aproveitar esse conhecimento para se decidir por um tipo de negócio.

Descubra seu perfil empreendedor agora mesmo! Acompanhe.

A importância do autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para que o empreendedor descubra seu próprio potencial e melhore suas habilidades de modo a fazer melhor uso delas na vida profissional.

Não se pode melhorar aquilo que não se conhece. Se a pessoa desconhece suas próprias capacidades e limitações, será muito mais fácil errar sempre que se decidir por um empreendimento.

Desenvolvimento das habilidades

Descubra seu perfil empreendedor, conheça melhor seus pontos fortes e pontos fracos e tente aprimorar tudo o que for positivo e libertar-se do negativo.

Trabalhando em sua própria auto descoberta, o homem adquire maior segurança para decidir, mais autoconfiança para gerir um negócio, enfrentar a competitividade e reduzir as possibilidades de fracasso.

Saberá também lidar melhor com as dificuldades e problemas que aparecerem. Lembre-se também de que perdas e fracassos fazem parte da vida de qualquer um e, no mundo conturbado e concorrido dos negócios, isso é muito comum.

Tipos de perfil empreendedor

Para melhor definir seu próprio perfil, considere essa pesquisa, efetuada pela Endeavor Brasil (organização de incentivo ao empreendedorismo) e pelo Grupo Troiano.

Essa pesquisa com análises qualitativa e quantitativa entrevistou aproximadamente 4.000 pessoas, em 14 capitais das cinco regiões do Brasil.

A partir da análise de características comportamentais, aspectos motivacionais e de gestão, o estudo definiu 6 perfis de empreendedores, que seguem listados e acompanhados do percentual correspondente:

  • Nato (9%);
  • Meu Jeito (14%);
  • Situacionista (31%);
  • Herdeiro (9%);
  • Busca do Milhão (25%);
  • Idealista (12%).

O situacionista é aquele que apresenta potencial mínimo para tirar, realmente, sua ideia do papel. 73% dos entrevistados dão prioridade à qualidade de vida, deixando para segundo plano a superação constante (não é à toa que apenas 1,5% das empresas empregadoras brasileiras apresentam crescimento acelerado).

perfil empreendedorQualidades do bom empreendedor

Conforme esse mesmo estudo, confirmou-se que o perfil empreendedor dispõe de 5 qualidades essenciais:

  • Otimismo;
  • Autoconfiança;
  • Coragem para aceitar e enfrentar riscos;
  • Desejo de protagonismo;
  • Resiliência (capacidade do indivíduo de enfrentar problemas, resistir às pressões e superar obstáculos sem cair, necessariamente, em depressão ou ter surto psicológico).

Isso comprova que o bom empreendedor deve conhecer as possibilidades de perdas e prejuízos e saber o momento de arriscar.

Tudo na vida está sujeito a riscos; portanto, não existe segurança absoluta – muito menos no mundo dos negócios e das finanças, onde a volatilidade é maior que a estabilidade.

Ainda assim, o empreendedor deve correr os riscos, perder e ganhar, sofrer impactos, mas não sucumbir.

Liderar e decidir

O autoconhecimento ajuda o empreendedor a liderar, a conduzir equipes e pessoas a trabalharem para os melhores resultados. Conhecendo-se melhor, ele também conhecerá melhor seus funcionários e parceiros, entenderá o perfil de cada um e fará bom uso desse conhecimento.

Se está mais confiante em si mesmo, é conhecedor de suas habilidades e limitações, das habilidades e limitações de sua equipe, do potencial e restrições de sua empresa, o empreendedor sempre tomará as melhores decisões, pois estas serão tomadas com bom senso, baseadas em observações cuidadosas, sem precipitações ou medo.

Qual o seu perfil de empreendedor? Comece a fazer sua auto avaliação, a fim de alcançar maior confiança em si mesmo!

Conheça também:

Entrada e saída de caixa: você está fazendo isto certo?

Descubra a importância e dificuldade de ter uma boa gestão fiscal

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.