Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas: O Sucesso das Organizações
O que é o Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Em um ambiente empresarial, o treinamento e desenvolvimento de pessoas é um processo que tem por objetivo tornar as pessoas mais informadas, com melhores habilidades técnicas e comportamentais e mais criativas e inovadoras, tudo com foco no aumento da produtividade, aumento dos lucros e melhoria do clima organizacional.
Equipes mais qualificadas tornam as empresas mais competitivas, ou seja, o treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma fonte de lucratividade ao fazer com que as pessoas contribuam efetivamente para melhorar os resultados do negócio.
O treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, empresa, clientes e fornecedores e é por isso que as organizações têm se empenhado em treinar suas equipes de forma continuada, em especial por estarmos em um mundo de negócios em permanente mudança.
O treinamento e desenvolvimento de pessoas deve ser um processo contínuo de repassar ou reciclar conhecimentos, atitudes e habilidades e deve seguir algumas lógicas.
O Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas e o Planejamento Estratégico
A linha mestra de um treinamento e desenvolvimento de pessoas começa nos propósitos e metas das empresas, passa pelos processos de trabalhos e termina na mensuração dos resultados alcançados, ou seja, as pessoas precisam ser alinhas aos propósitos da empresa, conhecer e entender suas metas, executar da forma mais eficiente e eficaz suas funções e, como consequência, contribuir para que as metas sejam alcançadas.
É por isso que existe uma proximidade muito grande entre treinamento e desenvolvimento de pessoas e o Planejamento Estratégico Empresarial.
É durante o planejamento que todos esses itens são abordados e em sua faze inicial, o diagnóstico, é que as necessidades de treinamento e desenvolvimento de pessoas são identificadas, ou seja, o programa de treinamento é feito nesta hora.
Alguns programas de treinamento possuem o objetivo de transmitir informações ao funcionário sobre a organização, suas políticas e diretrizes, regras e procedimentos, missão e visão organizacional, produtos, serviços, clientes e concorrentes.
Já outros estão concentrados em desenvolver as habilidades específicas para o trabalho. Existem ainda treinamentos e desenvolvimento de pessoas que visam conceitos para elevar o nível de abstração delas para que possam pensar e agir em termos mais amplos.
Frisando bem, para obter bons resultados, todas pessoas de uma equipe devem ter os mesmos objetivos e estarem engajados em trabalhar juntas, não bastando somente alguns estarem envolvidos. Agora é hora de pensar então na próxima questão:
Como fazer o Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Muitas organizações de médio e grande porte possuem equipes dedicadas a treinamento e outras possuem rotinas de treinamento utilizado pessoas mais qualificadas da própria equipe, sendo o mais comum, no entanto, a contratação de profissionais externos. As razões para isso são muitas, pois de forma geral:
- O leque de informações e práticas que podem ser necessários em um treinamento é enorme, sendo impossível qualquer organização ter pessoas na equipe com todos esses conhecimentos.
- Especialistas possuem mais experiência por vivenciarem situações diversas todos os dias, além de estarem permanentemente atualizados.
- Pessoas de fora são imparciais, críticas e não estão envolvidas no dia a dia das empresas, garantindo que os treinamentos sejam concluídos e com qualidade.
Tudo isso é mais evidente ainda para as micro e pequenas empresas e se este é o seu caso, nossa sugestão é que avalie esse artigo:
Como Fazer um bom Planejamento Estratégico
Esse artigo não tem foco em treinamento e desenvolvimento de pessoas, mas vai te fazer identificar se sua empresa precisa disso. Tente, no diagnóstico, listar tudo aquilo que sua equipe precisa ser desenvolvida e quanto vale a pena investir nela.
O investimento trará vantagens para a empresa e funcionário se forem bem planejados e depois seus resultados, medidos e avaliados, comprovarem o retorno.
As empresas que não avaliam os resultados dos treinamentos em geral perdem dinheiro por investir tempo e dinheiro em treinamentos desnecessários ou ruins.
O treinamento e desenvolvimento de pessoas tem que ser visto, sempre, como um investimento, não uma despesa. O planejamento deve considerar que retorno trará, ainda que não seja financeiro. A melhoria de clima organizacional já é motivo suficiente.
Sucesso.
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