Terceirização: A solução inteligente para lidar com a demanda sazonal

TerceirizaçãoO seu pequeno negócio passa rotineiramente por ciclos de alta e baixa demanda? Essa flutuação constante pode tornar complicada a contratação de mão-de-obra permanente ou temporária. Uma solução possível é a terceirização da sua carga de trabalho, a fim de manter a sua empresa nos eixos durante períodos de alta demanda.

Para não correr o risco de perder dinheiro ao terceirizar serviços e contratar trabalhadores freelance, é preciso primeiro compreender os prós e os contras da terceirização. Vejamos alguns cuidados a serem observados ao avaliar as suas opções.

1. Faça a sua aritmética.

Antes de mais nada, realize uma análise de custo-benefício para determinar se a contratação de um serviço terceirizado poderá ou não poupar-lhe dinheiro, comparada a outras alternativas. Em alguns casos, você poderá sair-se melhor com um suporte sazonal, ou mesmo contratando um novo empregado em tempo integral. Além dos salários, você precisará levar em conta quanto terá de gastar com benefícios sociais, seguros e treinamento, entre outras coisas.

2. Ponha tudo por escrito em um contrato.

Nunca trabalhe com companhias que recusam-se a por o acordo no papel. Há muita coisa em jogo, para você confiar apenas em um acordo verbal e um aperto de mão. Um contrato será a garantia de que ambas as partes estão em total acordo quanto aos limites e aos custos do trabalho contratado. Um contrato é também essencial na hora de exigir do seu parceiro o cumprimento do cronograma combinado – datas de vencimento e a verificação do cumprimento de etapas devem também ser incluídas no contrato.

3. Sempre exija referências.

Investigue se a organização possui uma boa reputação, a fim de minimizar os seus riscos. Se você ficar agarrado com um prestador de serviços que não esteja à altura do padrão de qualidade da sua empresa ou dos seus clientes, será a sua própria reputação que irá sofrer no final. Converse com outras pessoas que já trabalharam com o prestador de serviços em questão, a fim de determinar a frequência do surgimento de problemas, bem como a presteza e o profissionalismo com que eles solucionam disputas e reclamações.

4. Fique de olho nele o tempo todo.

Cabe a você monitorar, em uma base regular, o progresso de um prestador de serviços terceirizado. Se você esperar até a conclusão do projeto, para descobrir que ele fracassou em cumprir os seus padrões ou mesmo ignorou os termos do contrato, você irá arrepender-se amargamente da sua negligência. Enfrente os problemas na hora em que forem detectados, e não deixe de notificar o responsável quanto às suas preocupações, tanto verbalmente quanto por escrito.

5. Seja um participante ativo.

O seu papel de supervisão ou de gerência durante o período de vigência do contrato não limita-se apenas a apontar o dedo quando as coisas saírem erradas. Você deverá estar coordenando ativamente os seus esforços com a equipe, para assegurar-se de que eles têm tudo o que precisam para realizar o trabalho. A comunicação é algo essencial, e você precisa estar disposto tanto a ouvir quanto a dar instruções. Estimule-os a trazer os problemas até você, em vez de tentarem livrar a própria cara ou varrer os pepinos para debaixo do tapete.

6. Assegure-se de que o seu negócio esteja amparado financeiramente.

Finalmente, antes mesmo que o seu parceiro dê início ao trabalho, você precisa ter certeza de que ele dispõe de uma apólice de seguros apropriada, e que você seja incluído como segurado adicional pela duração do contrato. Muitas vezes essas estipulações são exigidas pela sua própria seguradora, e você poderá perder o seu direito à cobertura se fracassar em garantir para si essas proteções adicionais.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Você já tem um negócio em funcionamento e está em busca de melhorar seus resultados financeiros e sua qualidade de vida? Resolva isso agora!

Leia mais

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.