Como Vender Minha Empresa ou Meu Negócio

Por onde começar uma venda?

O caminho clássico para a venda de uma empresa ou negócio começa com fazer uma avaliação com profissionais experientes. Saber o valor justo da sua empresa vai embasar de forma sólida seus planos. Você pode se surpreender positiva ou negativamente com o resultado. Um diagnóstico malfeito leva um médico ao erro. É a mesma coisa com a avaliação de sua empresa. Não erre nesse primeiro passo.

Um especialista vai além. Ele vai te passar outras informações preciosas, como o grau de dificuldade de vender sua empresa, o melhor caminho de você fazer isso, quem são os compradores potenciais, como conduzir a gestão da sua empresa enquanto está à venda e muito mais.

É possível vender uma empresa sem avaliação?

Sim, mas muito mais difícil e arriscado. Se você não apresentar uma avaliação profissional para os potenciais compradores, eles vão ficar inseguros e não vão comprar.

Acontecem vendas sem avaliação?

Sim, mas quase sempre quando o comprador entende muito do seu tipo de negócio e usa seus próprios indicadores como referência. Aí você pode ter prejuízo ao vender por menos que vale. E tem os raros casos do comprador ser uma pessoa ingênua. Aí ele ou você vai ter prejuízo.

Com ou sem avaliação, quais são os caminhos para vender?

1. Você ser o corretor

Depois de muitos anos de mercado, nossa experiência é que a maior parte das vendas de micro e pequenas empresas são as realizadas pelos próprios donos. Mesmo os que tentam inicialmente contratando corretores especializados ou sites com corretores, diante do insucesso tomam a frente do processo. Como os donos são os grandes interessados, se esforçam de fato e acabam conseguindo vender. Existem, porém, várias questões a serem aprendidas, em especial saber:

. o valor justo da empresa;
. os perfis de potenciais compradores;
. como achá-los;
. como abordá-los;
. como conduzir a negociação até o sucesso da operação;
. como formalizar a operação.

Além disso, é importante saber como conduzir a empresa enquanto ela não é vendida, pois isso pode levar tempo.

E quando a empresa está com muitas dificuldades, saber se é melhor fechar imediatamente do que ficar tentando vender. E como fechar tendo o mínimo de prejuízo.

A busca de compradores potenciais, quando você é o corretor, pode se valer em alguns casos de sites especializados só em anúncios, sem corretores. É como uma propaganda clássica de jornal. E não é caro. Essa opção só é aceitável se seu negócio não tiver problema de ser exposto publicamente de que está à venda. Comércios de ponto como pequenos bares, restaurantes e salões de beleza podem fazer anúncios em alguns casos. 

Só reforçamos aqui que você deve começar sua jornada contratando uma avaliação e assessoria de um especialista.

2. Contratar um Corretor Especializado em Venda de Empresas

Estamos falando aqui do cara que não vai expor sua empresa. Mesmo que anuncie, ele não vai dizer no anúncio exatamente quem é sua empresa, só se as negociações com eventuais interessados avançarem. Sua técnica é identificar os perfis de comprador mais adequados para sua empresa e ir atrás. O problema aqui está no real interesse do corretor. Quanto menor o valor da empresa, menor a comissão. Os corretores realmente profissionais do setor não pegam pequenas empresas porque a comissão não vale à pena. É tudo muito arriscado e trabalhoso.

Se sua empresa tem um valor superior a R$ 2 milhões, você tem uma razoável chance de achar um bom corretor. Superior a R$ 10 milhões, com certeza vai achar excelentes. Mas vender continuará sendo difícil, mesmo em boas mãos. Nossa única sugestão nesse caso é que a avaliação também seja feita por outra empresa, pois pode haver conflito de interesses na hora de definir o preço. E você precisa de uma base de comparação. A ProLucro fica à disposição.

3. Anunciar em sites com corretor

Existem sites de venda de empresas com corretor e que expõem apenas uma apresentação genérica da empresa e disponibilizam um corretor para dar sequência nas tratativas. O primeiro problema é que eles são passivos, esperam um interessado. Os compradores de maior potencial raramente buscam oportunidades em sites, precisam ser achados, como fazem os corretores especializados.

Esses sites em geral exigem que a avaliação seja feita por eles. Ou seja, avaliar é a principal fonte de renda. Além da qualidade da avaliação a ser checada, existe ainda o conflito de interesses. Quanto mais baixo ele calcular o valor, mais fácil para eles venderem. Prospecte com carinho essa opção para não cair na mão de maus profissionais.

O índice de sucesso por esse caminho, em nossa percepção, é baixo.

Resumo

Seja qual for o caminho, vender uma empresa não é fácil, muito pelo contrário. O ideal é começar o quanto antes por uma avaliação profissional e depois ver que caminho seguir: vender ou não, por quanto, quando e como. Seu avaliador vai te ajudar a definir tudo isso.

A ProLucro avalia a sua empresa?

Sim, somos especialistas em avaliação de empresas e em orientação de como evnder. Já fizemos mais de 300 avaliações.

Por que avaliar com a ProLucro?

Porque temos muitos diferenciais e um preço excelente. Veja nossos diferenciais com atenção:

Dados Financeiros

Nós revisamos detalhadamente as receitas e despesas da empresa de até 24 meses para trás. Em 95% dos casos encontramos erros de lançamento e classificação nos dados, na maioria das vezes erros grosseiros. Isso leva a uma DRE – Demonstração de Resultados errada, em especial do Resultado Operacional. Avaliações feitas sem essa revisão prévia naturalmente chegam a resultados errados. Não confie em avaliações baseadas em DRE e balanços contábeis.

Cálculo do Patrimônio Líquido

Nosso cálculo é detalhado, preciso e real. Ele se baseia em dados de gerenciais e não contábeis. Nós orientamos passo a passo o cliente na coleta desses dados. Não confie em avaliações sem esse cuidado.

Análise de Tendências

Estudar o passado e os cenários de futuro da empresa é essencial na hora de avaliar. Faturamento, concorrência, mercado, análise SWOT / FOFA, gestão e equipe são itens obrigatórios na definição de uma taxa de risco do negócio, outro elemento essencial na avaliação da empresa. Não confie em avaliações que usam apenas macro análises de mercado para analisar a tendência de mercado da sua empresa.

PREÇO JUSTO é a essência de uma avaliação

Avaliações sem esses cuidados chegam em um valor da empresa errado, para cima ou para baixo. Sem achar o Preço Justo, uma avaliação impede a realização de negócios ou provoca prejuízo para uma das partes, que pode ser você.

E a avaliação deve comprovar o Preço Justo para compradores e vendedores. Para isso, além de tecnicamente bem-feita, a avaliação tem que ser perfeitamente entendível pelas partes, tem que ser didática. Avaliações que as duas partes não entendem geram insegurança.

Consultoria Associada

Instruímos ainda sobre tudo que foi mencionado acima.

. o valor justo da empresa;
. os perfis de potenciais compradores;
. como achá-los;
. como abordá-los;
. como conduzir a negociação até o sucesso da operação;
. como formalizar a operação
. como conduzir a empresa enquanto ela não é vendida, pois isso pode levar tempo.
. E quando a empresa está com muitas dificuldades, saber se é melhor fechar imediatamente do que ficar tentando vender. E como fechar tendo o mínimo de prejuízo.

A ProLucro, além da sua avaliação, te instrui sobre tudo isso. Caso queira orçar com a ProLucro, você tem duas opções:

1. Clicar nesse link e preencher o questionário:
Quero Orçar a Avaliação da Minha Empresa e Receber Instruções de Como Vender

2. Clicar nesse link e agendar uma reunião comigo:
Quero Agendar Uma Reunião

SÃO 25 ANOS DE EXPERIÊNCIA A SEU SERVIÇO.

Saudações e sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

 

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