Quando atualizar o plano de negócio ou plano estratégico?

Sua empresa tem um plano de negócio ou estratégico?

Essa é a primeira e mais importante pergunta. Sendo rigoroso, como estamos falando de uma empresa que já existe, trata-se de um Plano Estratégico. Preferimos usar o termo Plano de Negócio apenas para planos focados na abertura de um negócio.

Se sua empresa não tem um plano, como mudar? Sugiro então sair deste artigo e ir direto para este:

Como fazer um bom Plano Estratégico

Agora, se o que está procurando é artigos sobre Plano de Negócio mesmo, para abrir um negócio, sugiro esta página e seus artigos:

Abrir um Novo Negócio | Plano de Negócio

Mas voltando ao tema original, considerando que sua empresa já tem um plano, aí vem a pergunta:

Quando atualizar o Plano de Negócio ou Plano Estratégico?

O plano de negócio ou estratégico é um documento elaborado pelo gestor para descrever quais são as metas empresariais e qual plano de ação para que essas metas sejam alcançadas. As ações planejadas devem ser classificadas em curto, médio e longo prazo. Contudo, chega um momento que esse plano fica obsoleto e precisa ser atualizado. Quer saber que ocasiões são essas? Então confira agora mesmo quando atualizar seu plano de negócios!

Alterações de mercado

A economia de um país, ou de determinada região, não é constante. Alterações como variação no câmbio, crescimento ou retração, inflação, taxa de juros, entrada de novos concorrentes, entre outras coisas, são fatores que podem influenciar os resultados e distanciá-los do planejamento que foi feito inicialmente. Portanto, se foi estimado no plano inicial um crescimento de 3% e a empresa alcançou 5%, por exemplo, é hora de iniciar o processo de revisão. E se alcançou apenas 1%, mais necessário ainda.

Mudança nas premissas

As premissas são tudo aquilo que é considerado como sendo verdade no planejamento e não se resumem aos dados de mercado. Boa parte, ou mesmo a maior parte, são questões internas, como capacidade de produção, nível tecnológico, capacidade da equipe e equipamentos, linha de produtos, infraestrutura etc. São elas que norteiam o gestor em todo planejamento que é realizado. Se muitas premissas ou premissas importantes mudam, é preciso rever o plano.

Captação de recursos

Caso a empresa necessite captar recursos inicialmente não previstos, seja via bancos ou investidores, o plano deve ser atualizado e incorporar essa nova realidade. É preciso saber com segurança quanto é necessário captar e exatamente onde investir. Isso diminui riscos, aumenta a segurança. Isso é fundamental para a própria empresa, antes mesmo do que para os investidores.

Passar do tempo

Caso não haja mudanças aparentes nas variáveis externas e internas, ainda assim o ideal é que o plano de negócio ou estratégico seja revisado com certa periodicidade, que indicamos semestral. Pode ser que alguma mudança relevante no mercado ou premissas tenha escapado na sua percepção do dia a dia.  Aí, na revisão, isso será detectado e, caso sejam encontradas mudanças importantes, o plano deve ser alterado, incorporando o que mudou.

Qual foi a última vez que sua empresa revisou seu plano?

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

 

 

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.