Saiba o que é Ponto de Equilíbrio e como calcular!

O cálculo do ponto de equilíbrio (PE) é fundamental para que o empreendedor esteja a par das finanças do negócio e, assim, consiga assegurar a sobrevivência da empresa no mercado.

Você já deve ter visto vários casos de estabelecimentos que faliram com menos de um ano de existência, não é mesmo?

Em algumas situações, as empresas até faturavam razoavelmente, mas ainda assim não permaneceram em atividade. Para que isso não ocorra com o seu negócio, explicamos a seguir o que é e como você pode calcular o PE, para saber se a sua empresa realmente dá lucro. Confira!

O que é ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio empresarial é o valor em que as receitas se igualam às despesas, ou seja, o empreendimento fica no “zero a zero”.

O PE é um importante indicador para a manutenção de um negócio no mercado, já que mostra o faturamento ou a quantidade de produção mínimos para que uma empresa consiga pagar as próprias contas.

Portanto, os empreendimentos que funcionam abaixo desse ponto por longos períodos correm sérios riscos de ir à falência. Vale lembrar que o PE também é conhecido como “ponto de ruptura” ou “break even”.

Qual é a diferença entre custos e despesas?

Antes de apresentarmos como se faz o cálculo do ponto de equilíbrio, precisamos distinguir custos e despesas. Ambos são gastos, mas com características diferentes.

Os custos estão ligados diretamente à produção e à formação de estoque, como matéria-prima, mão de obra, energia, impostos, importação etc.

Já as despesas estão relacionadas à manutenção da empresa, como material de escritório, conta de telefone e internet, salários dos colaboradores da área administrativa etc.

De modo geral, os custos são relacionados à atividade-fim da empresa, enquanto às despesas estão ligadas às atividades-meio.

Além dessa divisão, os gastos podem ser classificados em fixos e em variáveis. Enquanto o gasto fixo possui pouca ou nenhuma variação de valor conforme determinado período, o gasto variável pode sofrer grande oscilação, principalmente ligada à quantidade de produção da empresa.

ponto de equilíbrioComo calcular o ponto de equilíbrio?

Para facilitar o entendimento, vamos partir de um exemplo. Imagine que, para produzir uma determinada peça, um estabelecimento teve custo unitário de 20 reais.

O empresário decidiu vender cada peça por 30 reais. Nesse caso, a diferença entre o custo e o preço de venda é de 10 reais. Essa diferença é chamada de margem de contribuição, que ainda não é o lucro, afinal só consideramos no cálculo os custos de produção (ainda faltam as despesas!).

Vamos supor que as despesas da empresa somaram 50.000 reais em determinado período. Se dividirmos esse valor pela margem de contribuição unitária, ou seja, 10 reais, o resultado será o valor do ponto de equilíbrio, que neste caso é de 5.000 peças.

Portanto, para chegar a um nível em que as receitas sejam iguais às despesas, a empresa deve vender no mínimo 5.000 peças. Nesse exemplo, só depois de vender essa quantidade mínima é que o negócio começará a ter lucro.

O ponto de equilíbrio (em quantidades), portanto, pode ser calculado por meio da divisão das despesas pela margem de contribuição unitária.

Além disso, é possível calcular o ponto de equilíbrio em valores monetários. Para tanto, basta dividir as despesas pela porcentagem da margem de contribuição.

No exemplo anterior, essa margem foi de 33,3%. Logo, 50.000 divididos por 0,333 (igual a 33,3%) resulta em um ponto de equilíbrio de aproximadamente 150 mil reais.

Você conhece o ponto de equilíbrio do seu negócio? Conte pra gente nos comentários aqui do blog!

Conheça também:

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Controle financeiro assertivo: entenda o que é e como fazer na sua empresa

Equipe ProLucro

 

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!