A participação do contador no plano de negócios

Análise do Trabalho de Conclusão de Curso sobre a participação do contador no plano de negócios, para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com linha de pesquisa em Contabilidade Gerencial, apresentada no ano de 2010 pela autora Juliane Locatelli.

A presente análise, tem como intuito explorar o fato das micro e médias empresas enfrentarem imensa dificuldade de se firmar no mercado, que esta cada vez mais dinâmico e competitivo. Mostrando dessa forma, que o grande causador desse alto índice é a falta de planejamento.


Destacamos a importância de se implantar um plano de negócios antes de se constituir uma empresa, sendo que este constitui em todas as informações necessárias para o empreendedor saber quais as condições viáveis de investimento.

Desta forma, atentamos para a importância do contador no processo de plano de negócios, uma vez que este possui conhecimentos que podem auxiliar durante o processo de formulação do plano.

Sendo que o plano de negócios consiste em analisar as características do mercado, assim como os produtos e serviços que serão oferecidos.

Fatores explorados na elaboração do plano de negócios

Durante o processo de formulação do plano de negócios, são avaliados diversos fatores que poderão contribuir com o desenvolvimento da empresa, assim como auxiliar o empreendedor ao analisar a viabilidade da implantação da empresa.

Assim, faz parte dos fatores analisar o perfil do mercado onde desejar atuar, como as características dos serviços e produtos que deseja fornecer aos futuros clientes, bem como fornecer as características dos possíveis clientes.

E por último, mas não menos importante, analisar fatores que podem levar as empresas à falência.

contadorDesta forma o plano de negócios pode se transformar em um planejamento estratégico, estruturando de certa forma a condução do empreendimento, contribuindo para o empresário se empenhar e buscar cumprir com os objetivos e metas planejados.

Durante o planejamento financeiro, surge a presença do contador, uma vez que este possui conhecimento suficiente para auxiliar na elaboração do plano.

Sendo que o planejamento financeiro consiste em transformar os dados em demonstrativos, como balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e fluxo de caixa.

Sendo que através dessas análises, o empreendedor terá informativos suficientes para saber até que ponto será viável o investimento no novo empreendimento.

Conclusão

Após a análise, chegamos à conclusão que apesar de pouco procurado o contador possui um amplo campo de atuação.

Para isso é necessário conscientizar os empresários e empreendedores da importância do plano de negócios para a empresa, assim como a participação do contador no plano.

Desta forma os conhecimentos seriam explorados de forma abrangente, diminuindo assim os riscos que o novo empreendimento pode enfrentar no futuro.

Compreende-se ao final desta análise que a participação do contador na elaboração do plano de negócios, possibilita que as informações adquiridas sejam mais confiáveis, uma vez que o contador possui experiência para contribuir com a exatidão das informações que serão fornecidas, possibilitando assim ao empreendedor adquirir informações mais completas que auxiliem no crescimento futuro da empresa.

Conheça também:

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Controle financeiro assertivo: entenda o que é e como fazer na sua empresa

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!