Saiba como lidar com os primeiros meses de sua empresa

Nos primeiros meses de funcionamento da sua empresa, tudo é novidade. A primeira equipe, a primeira venda, a primeira dificuldade…

Cauteloso que é, você avança devagar, para evitar tropeços e não meter os pés pelas mãos.

Mas em um determinado momento você percebe que, para crescer em um ritmo mais veloz, será necessário empreender um maior dinamismo aos seus processos produtivos, gastar cada vez menos tempo para executar determinadas tarefas, enfim, um negócio em expansão requer uma constante otimização de cada uma das suas engrenagens.

Os primeiros meses podem ser desafiadores

Um negócio em expansão requer uma constante otimização de cada uma das suas engrenagens.

Ao fim de um determinado período, afinal, você percebe que certas situações repetem-se com monótona regularidade dia após dia.

Toda vez que você se vê executando uma tarefa repetitiva, está na hora de confiar esta tarefa a uma máquina, e buscar uma ocupação mais sofisticada para o seu cérebro.

Computadores têm uma capacidade infinitamente superior à sua para executar tarefas repetitivas, enquanto que você tem uma capacidade de tomar decisões estratégicas fora do alcance desses mesmos computadores.

A importância do controle financeiro

Modernos softwares de Controle Financeiro fazem exatamente isso. Alimentados pelo fluxo diário de dados relativos à movimentação contábil da sua empresa, eles identificam de maneira automática as rotinas que obedecem a um determinado padrão, bem como aquelas que desviam-se desse mesmo padrão, gerando relatórios simplificados e consolidados, trazendo-lhe informações úteis e detalhadas, abrangendo o período de tempo que você achar mais conveniente.

A ferramenta de Controle Financeiro, obviamente, jamais tomará decisões no seu lugar. Como o principal executivo do seu empreendimento, as decisões estratégicas do seu negócio não podem ser terceirizadas e cabem, em última instância, unicamente a você.

Considere essa ferramenta, antes como um sábio conselheiro que expõe-lhe as múltiplas variáveis que estão em jogo, habilitando-o a tomar decisões inteligentes e livres de riscos, na condução dos seus negócios.

 primeiros mesesO Controle Financeiro estará executando tarefas que antes cabiam, não exatamente a você, mas possivelmente a algum outro colaborador da sua equipe.

Certamente você poderá, utilizando-se de uma calculadora científica, produzir os mesmos relatórios gerados pelo Controle Financeiro.

Dependendo das dimensões da sua empresa, isso poderá levar horas ou mesmo dias, ao passo que ao operar o Controle Financeiro, esses mesmos relatórios materializam-se instantaneamente, a um mero clique do mouse. Automação implica em economia de tempo, e economia de tempo implica em economia de dinheiro.

Redução dos custos 

E em sua corrida atrás da lucratividade, o empreendedor muitas vezes se esquece de que o lucro cresce não somente com o aumento dos rendimentos, mas também com a redução dos custos.

Na maioria dos casos, o Controle Financeiro estará executando tarefas que antes cabiam, não exatamente a você, mas possivelmente a algum outro colaborador da sua equipe.

Isso significa que você passará de mais a mais a buscar cérebros talentosos para formar o seu pessoal, na forma de designers, engenheiros e gestores envolvidos em sofisticados processos criativos, deixando às máquinas as tarefas repetitivas e pesadas.

Se perguntarem “Como vai a sua empresa?” e você ter que perguntar ao seu contador ou a um funcionário para obter a resposta, isso é um sinal de que você está perdendo o controle do seu próprio negócio.

Se toda vez que lhe perguntarem “Como vai a sua empresa?” for preciso que você telefone ao seu contador ou a um funcionário para obter a resposta, isso é um sinal de que você está perdendo o controle do seu próprio negócio.

Se você tivesse um Controle Financeiro, você teria essa resposta na ponta da língua ou, no máximo, a um clique do mouse.

Conheça também:

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Controle financeiro assertivo: entenda o que é e como fazer na sua empresa

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!