Os 6 erros mais comuns na criação de um planejamento estratégico

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O planejamento estratégico é uma ação que pode causar um grande impacto positivo no empreendimento e até mesmo gerar vantagem competitiva.

Porém, esse planejamento precisa ser elaborado com cuidado e com bastante atenção, seguindo métricas de análise fiéis para direcionar a estratégia.

Do contrário, só irá gastar o tempo dos gestores e da equipe, resultando em um documento sem finalidade que será guardado na gaveta.

O planejamento estratégico é a etapa anterior às ações que irão estimular o crescimento da empresa. E para direcionar melhor o seu planejamento, listamos no post de hoje 6 dos erros mais comuns dessa prática para que você consiga identificá-los antes mesmo que eles aconteçam. Acompanhe a seguir!

Errar na definição dos objetivos

O primeiro passo do planejamento estratégico é entender a realidade da empresa naquele momento. Depois disso, é necessário traçar os objetivos de maneira alinhada com o que a companhia deseja, onde ela quer chegar e de qual maneira.

De nada adianta começar pelos objetivos estratégicos sem conhecer o panorama da empresa e do contexto socioeconômico. Todos esses pontos precisam estar bem alinhados.

Falhas de comunicação no planejamento estratégico

A equipe que desenvolve o planejamento estratégico precisa estar em sintonia e trabalhando em conjunto a fim de juntar os resultados no final.

Um exemplo disso é a análise SWOT, que precisa do envolvimento de todos e de uma boa comunicação para que se entre em consenso a respeito das forças e fraquezas da empresa. Se isso não acontece, o planejamento fica prejudicado e pode acabar sendo feito com informações equivocadas.

Erros nos cálculos

Para implantar os projetos propostos no planejamento estratégico, é necessário tomar um cuidado especial com os custos que devem estar dentro do orçamento.

Do contrário, fazer um plano de ações que não caiba na receita da empresa será frustrante e atrapalhará o calendário. É importante lembrar que os recursos não são somente financeiros, mas também humanos e estruturais.

Eles devem ser dimensionados desde o início, determinando quem fará o que, qual a estrutura necessária e quanto isso irá custar para a empresa.

Planejamento-EstratégicoFalta de prioridades

O planejamento, como o próprio nome diz, é estratégico. Por isso, é imprescindível que sejam estabelecidas as prioridades.

Certamente, a equipe vai ser capaz de listar diversos objetivos, eliminar aqueles que não são tão importantes e ficar com poucos estratégicos.

Essa seleção pode ser mais eficiente e gerar mais resultados do que uma grande lista de planos. O foco deve ser no que é mais importante para não desperdiçar recursos da empresa.

Não envolver a equipe

O alinhamento dos objetivos e dos planos de ação do planejamento estratégico precisam necessariamente ser informados a todos os interessados a fim que o alinhamento seja o melhor possível.

A equipe que desenvolveu o planejamento precisa, muitas vezes, vender o peixe para que o orçamento seja aprovado. Por isso, quanto mais gente comprar a ideia durante o processo, mais fácil será de torná-la real.

Falta de acompanhamento

O planejamento estratégico não pode ser um documento a ser guardado na gaveta. Ao ser finalizado, ele pede por ações para colocá-lo em prática!

É isso que vai determinar o sucesso ou o fracasso de todos os esforços da equipe. Depois disso, o acompanhamento das metas precisa ser feito a fim de saber se aquilo que foi planejado e analisado com base em tantas informações e tantos estudos prévios.

O planejamento estratégico pode ser um elemento crucial para o crescimento de um empreendimento. Mas ele precisa ser levado a sério e ser elaborado com bastante cuidado.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira fazer algum questionamento sobre o tema, deixe o seu comentário e participe da conversa.

Conheça também:

Gestão financeira: 5 dicas indispensáveis para a sua empresa

Entrada e saída de caixa: você está fazendo isto certo?

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.