O Marketing e o Plano de Marketing
Existem tantas definições para o que é Marketing que a gente se perde. Mas, a minha preferida é:
“Marketing é a ciência que estuda como disponibilizar para um cliente o produto que ele quer comprar, quando e onde que ele quer comprar, pelo preço que ele está disposto a pagar.”
Seu princípio é simples. Ele tem o foco na demanda. Ele olha o tempo todo para o consumidor. Sua premissa principal é a de que é muito mais fácil vender um produto que agrade o consumidor no máximo número de quesitos possíveis.
Como os recursos dos empresários são limitados e o desejo do consumidor é mutante, essa é uma eterna busca, com fases harmônicas e com fases de crise.
Entretanto, por incrível que pareça, a maioria dos empresários não tem essa clareza. De fato, esmeram-se em fazer um produto baseado naquilo que eles acham ser o melhor para o consumidor, sem perguntar ao consumidor. Certamente, o pior é que ainda é possível encontrar empresários que acham estar fazendo um favor em atender aos seus clientes.
Todavia, é claro que esses “arrogantes” dos negócios são os primeiros a perderem seus clientes quando uma verdadeira concorrência aparece.
Ele pode ser usado, como qualquer ciência, para o bem ou para o mal. Ele poderá te mostrar como criar e vender muito um produto que não serve para o cliente. Mas, quando perceber, já será tarde.
Ele pode instruir como fazer uma propaganda enganosa sem riscos legais. E ele pode manipular a consciência das pessoas. Porém, essas questões são tratadas no campo da Ética. Além de ser uma atividade insustentável. Então, uma hora, o negócio cai.
A função do Marketing para uma empresa é, na prática, subsidiar a elaboração de um Plano de Marketing.
O Plano de Marketing
É o conjunto de instruções que a empresa deve seguir para chegar o mais próximo possível dos objetivos do Marketing, que é, repetindo, disponibilizar para um cliente o produto que ele quer comprar, quando e onde que ele quer comprar, pelo preço que ele está disposto a pagar.
O Plano é composto basicamente dos seguintes itens:
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Desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades do cliente;
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Precificação e formas de pagamento dentro das possibilidades econômicas e financeiras do cliente;
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Disponibilização em locais de fácil acesso ao cliente;
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Informação eficaz ao cliente sobre seu produto: o que é, quais suas vantagens, onde comprar, por quanto e como pagar.
Pesquisa: a ferramenta essencial
É fácil perceber que, sem pesquisas, o marketing não existe. De fato, os 3 primeiros itens dessa relação são totalmente dependentes de pesquisas.
Na eterna e desejada busca de simplificar a informação, os próprios marqueteiros chamam isso de “Os 4 P’s”, quais sejam:
É uma boa forma de fixar. Recomendo. Ajuda a lembrar e pensar sobre o tema quando estiver deitado à beira de um córrego pensando na sua empresa. Os 4 P são o maior desafio de uma empresa.
Peguemos uma empresa teoricamente simples, uma lanchonete. Também ela tem que ter produtos, preços, localização e divulgação adequados.
Neste caso, por exemplo, a definição de produtos e preço são desafios significativos. Em busca de um lucro maior, cabe ao dono responder perguntas.
É possível vender outros produtos e ter preços mais elevados que a concorrência? Quais produtos? Que preços?
Ou seja, toda empresa, toda mesmo, tem que ter um Plano de Marketing, por mais simples que ele seja.
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