A importância de criar um relatório financeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você tem uma empresa e possui dificuldades para gerenciar os dados financeiros. Apesar de ter certo controle por meio de planilhas em Excel, quer administrar melhor os números, identificando se a empresa está tendo lucro ou prejuízo e tendo mais eficiência na gestão.

Assim, pode despender mais tempo para si e para sua família. Se você se identificou com esse cenário, saiba que é possível criar um relatório financeiro eficiente de maneira rápida e prática.

Acha que isso é um sonho? Então, veja nesse post como você pode fazer isso em poucos passos. Assim, poderá ter melhores resultados e um negócio com uma boa saúde financeira. Confira!

A importância do relatório financeiro

Para que um negócio seja viável, ele precisa ser financeiramente sustentável. Por isso, não importa o tamanho da sua empresa, é fundamental que você tenha controle sobre as receitas e as despesas, ou seja, o que entra e sai de dinheiro.

Essa atitude é sinônimo de uma gestão financeira eficiente, que vai garantir a continuidade da sua empresa ao longo do tempo.

E isso só pode ser obtido por meio dos relatórios financeiros, que vão dar subsídios para saber quando é preciso reduzir gastos, investir, qual é o limite de gastos etc.

Ou seja, sem os relatórios financeiros é impossível fazer um controle financeiro adequado. Mas quais são as vantagens dessa atitude? Veja alguns benefícios a seguir:

Tomada de decisões mais assertiva

Os relatórios financeiros fornecem uma visão geral das receitas e despesas, do valor que a empresa possui para investir e de possíveis aumentos e quedas de receitas. Assim, você pode tomar decisões sabendo quando é a melhor hora de agir.

Elaboração do planejamento financeiro

A empresa só pode ter um planejamento financeiro se tiver os respectivos dados atualizados. Além disso, esse planejamento ajuda a evitar imprevistos e a contração de financiamentos e empréstimos.

Conhecimento do faturamento por setor

Se a sua empresa possui diferentes setores, os relatórios financeiros oferecerão informações sobre o faturamento de cada departamento, acompanhando a evolução de cada um deles e identificando a necessidade de melhorias.

Eliminação da fuga de dinheiro

Os relatórios financeiros permitem acompanhar a entrada e a saída de recursos, identificando também onde eles são aplicados. Dessa forma, é possível diminuir custos desnecessários.

relatório financeiroPotencialize o uso de seu relatório financeiro

1. Identifique sua real situação

Junto com o mesmo, você deve analisar todos os aspectos inerentes à sua empresa. Por exemplo: pontos positivos e negativos, tempo de mercado, público-alvo, serviço ofertado, comunicação com o público etc.

Isso permite ter uma noção mais geral, compreendendo o tipo de planejamento mais adequado.

2. Trace diferentes cenários

Analisar oportunidades e prever diferentes situações é uma maneira de se preparar financeiramente para o melhor e também para o pior. Por isso, faça uma previsão de gastos e de recursos que entrarão em caixa.

3. Faça um plano de ação

Elaborar um plano de ação é a maneira de concretizar o que você deseja para o seu negócio. Por isso, defina seus objetivos, verifique as ações que devem ser tomadas para chegar lá, trace um cronograma (que seja realista), divida as responsabilidades e competências com a equipe, mensure os resultados conforme as ações vão sendo realizadas e documente o que for feito para posterior análise.

Assim, você terá todas as ferramentas possíveis para verificar o que precisa ser feito e acompanhar o andamento das atividades.

Para criar um relatório financeiro, você pode encontrar alguns softwares que ajudam muito nessa tarefa, porque geram o relatório financeiro de maneira automática.

Conheça também:

Plano de negócio para clínicas

Entrada e saída de caixa: você está fazendo isto certo?

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.