A importância da liquidez para se ter startups de sucesso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ideias que valem milhões 

No curso da última década, não pudemos deixar de ter a nossa atenção atraída para alguma pessoas que ficaram bilionárias por terem acertado na mosca ao criarem uma startup de sucesso.

Gente sem tradição no mundo dos negócios, muitas vezes recém-saídas da universidade e que, não raro, desenterraram o seu tesouro antes mesmo de concluir os seus estudos.

Na onda do chamado fenômeno “ponto.com”, assim denominado por envolver na maioria dos casos um negócio girando em torno de um endereço na rede mundial da Internet, muitas empresas decolaram de uma maneira absolutamente atípica, na qual o proprietário do negócio não dispõe de nenhum capital inicial, seja ele em forma de dinheiro, máquinas, instalações, ou o que for.Em resumo, o indivíduo chega ao mercado trazendo consigo nada além de uma ideia e um endereço na Internet, algo que pode ser adquirido com alguns poucos trocados.

Então, por uma série de fatores que não nos cabe aqui analisar, esse endereço na Internet passa a atrair em um prazo relativamente curto de tempo um interesse gigantesco do público, traduzido em milhares, ou mesmo milhões, de acessos diários.

Passamos, por assim dizer, a ter a galinha antes mesmo de termos o ovo. Antes mesmo de oferecer seja lá o que for à venda, o interesse universal e colossal atraído por aquele endereço irá chamar a atenção de indivíduos e de instituições possuidores de vultosos capitais, os quais estarão ansiosos por investir naquela potencial mina de ouro.

Eles tentarão comprar o empreendimento ou, pelo menos, associarem-se a ele de alguma forma.

Digamos que o proprietário da nossa promissora startup decida abrir o capital da sua empresa, e passe a negociar as suas ações na bolsa de valores.

Ele será capaz de ganhar um monte de dinheiro em um prazo curtíssimo de tempo simplesmente pela venda das suas ações, e antes mesmo da sua empresa gerar um centavo sequer de lucro.

Os investidores que ele atraiu são pacientes, e sabem que devem esperar um pouco para o seu investimento começar a dar frutos.

Apesar do quadro descrito acima ser real e ter efetivamente transformado um pequeno grupo de empreendedores em bilionários da noite para o dia, ele não é, infelizmente, a regra geral do mercado.

liquidezNesse tipo de fenômeno, a empresa gera de cara um fluxo de caixa tão absurdamente grande, que ela pode dar-se o luxo de passar meses, ou mesmo anos, sem gerar um centavo sequer de lucro, e sobreviver graças à sua gorda conta bancária.

Evidentemente, o lucro precisará vir em algum momento, mas a empresa em questão poderá planejar a sua geração com calma, sem sofrer as pressões do mercado que afetam as empresas comuns.

 

A importância da liquidez 

Ser lucrativo é essencial, mas não basta para sobreviver no mercado. Com tudo isso eu desejo apenas ilustrar a importância da liquidez em qualquer tipo de negócio.

A empresa do nosso exemplo dispõe de uma liquidez tão folgada, que a ausência de lucros imediatos não chega a lhe tirar o sono.

Seja pelo magnífico aporte de capitais obtido pela empresa atípica do nosso exemplo, seja pela realização imediata de um lucro saudável e regular pelas empresas que constituem a real maioria do mercado, a liquidez é algo que não pode faltar nem a uma nem às outras.

Como gerir a liquidez?

Ser lucrativo é essencial, mas não basta para sobreviver no mercado.

Garanta a liquidez do seu negócio através da operação de um bom software de controle financeiro, no qual você seja capaz de reconciliar as suas contas a receber e as suas contas a pagar, os seus aportes de capital e as suas despesas extraordinárias, diminuindo assim os riscos de passar por uma crise de liquidez inesperada.

Utilize de preferência um controle financeiro de interface amigável, dispondo de planilhas eletrônicas do tipo que você está habituado a encontrar no Microsoft Excel, por exemplo, e onde você obtenha as informações de que necessita de forma clara e descomplicada.

Conheça também:

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.