Gestão de projetos: uma ferramenta estratégica para as empresas

Resenha da pesquisa “Gestão de projetos como ferramenta estratégica para pequenas empresas” feita por Solange Aparecida de Assis Mourão Silva e Efrain Pantaleón Matamoros pela Faculdade Anhanguera Taubaté e pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O ambiente vivido pelas empresas atualmente apresenta-se caracterizado por mudanças aceleradas.

Novas tecnologias surgem a cada dia, a economia está globalizada, a concorrência é extremamente acirrada, diversas exigências são geradas por normas e legislações e existe a preocupação com o meio ambiente e com a responsabilidade social.

Este cenário de constantes e rápidas mutações representa para as empresas ameaças e oportunidades.

A importância da gestão de projetos

A gestão de projetos torna-se um importante instrumento de mudança e desenvolvimento nas organizações. As principais mudanças organizacionais e as iniciativas para gerar novas vantagens competitivas têm sido executadas, em sua maior parte, através de projetos organizacionais.

Embora o ambiente para as pequenas empresas venha se tornando mais favorável no Brasil, é importante ressaltar as dificuldades que cercam o crescimento e desenvolvimento das mesmas. Conforme SEBRAE-SP (2008) 27% das pequenas empresas fecham em seu 1º ano de atividade e 56% não completam o 5º ano de vida.

O estudo identifica que entre as principais causas que levam ao fechamento das empresas estão o comportamento empreendedor pouco desenvolvido, gestão deficiente do negócio, falta de planejamento prévio, insuficiência de políticas de apoio, flutuações na conjuntura econômica e problemas pessoais dos proprietários.

As empresas que apresentaram alta taxa de mortalidade foram as que tiveram um planejamento médio de cerca de quatro meses, que envolvia em média 53% de itens planejados.

gestao de projetosJá as empresas que sobreviveram tiveram um planejamento mínimo de 14,1 meses, que envolveu cerca de, 69% dos itens de sua atividade SEBRAE-SP (2008).

Planejamento é essencial 

Para todo projeto, é indispensável definir os objetivos a serem concretizados e decidir de que forma o projeto atingirá essas metas.

Cada projeto tem início com uma idéia, uma visão ou uma oportunidade de negócio, um ponto de partida necessariamente vinculado aos objetivos comerciais da organização.

O Mapa do Projeto é o seu fundamento e forma, o contrato entre as partes envolvidas, inclui uma discriminação das necessidades empresariais, uma definição dos resultados esperados, uma identificação das dependências entre atividades, funções e responsabilidades dos participantes, ou seja, estabelece os limites do projeto.

A administração do orçamento é outro ponto que merece atenção, já que é fato claro que a pequena empresa não possui grandes disponibilidades de recursos para serem utilizados em um novo projeto.

Para a pequena empresa, conviver com o risco é uma atividade desgastante. O proprietário certamente não esta disposto a colocar seu patrimônio em risco e o administrador tem a difícil tarefa de alcançar metas e melhorias e lidar com uma cultura administrativa pouco maleável por parte do proprietário

Toda organização que pretende prosperar deverá lançar mão de projetos, porém, seria ilusão dizer que um projeto bem planejado e bem administrado é garantia de sucesso, afinal vivemos cercados de fatores sobre os quais não temos controle algum, assim, o estudo tem a intenção de oferecer mais uma ferramenta que contribua para o crescimento e desenvolvimento das pequenas empresas que tem um significativo papel no cenário social e econômico do país.

 

Conheça também:

Consultor Empresarial: o dia a dia na consultoria!

Controle financeiro assertivo: entenda o que é e como fazer na sua empresa

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!