Fatores que Influenciam o Aprendizado Organizacional

São muitos os fatores que influenciam o aprendizado organizacional. Entendendo isso e buscando soluções que aprimorem esse processo, a gestão do conhecimento está sendo desenvolvida em algumas empresas na área tecnológica, que é incentivada e possui maior estímulo.

Muitas empresas de “software” estão investindo em programas específicos para a Gestão do Conhecimento, visando um “filão” muito promissor.

O Processo de Aprendizado

Qualquer organização precisa aprender a executar novas tarefas e dar conta das antigas com mais rapidez e eficácia. Em outras palavras, ela deve gerar um novo conhecimento e colocá-lo em prática.

O aprendizado deveria ser corriqueiro na organização. De fato, ele ocorre com frequência em todas as empresas duradouras.

Porém, raramente é planejado e administrado para que ocorra de maneira rápida, sistemática e alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.

Para obter essas qualidades, as “learning organizations” possuem algumas práticas diferenciada. Elas trabalham com uma visão holística das coisas.

E com isso fazem com que as organizações mais complexas funcionem usando a lógica dos sistemas para diagnosticar necessidades e projetar novas ações de modo que o aprendizado seja eficaz e a mudança permanente.

Antes de analisar o aprendizado organizacional, é importante compreender de que maneira funciona o aprendizado individual. Em geral ele começa com a conscientização da necessidade de mudar.

Por exemplo, através do feedback de seus subordinados, um gerente pode chegar à conclusão de que precisa melhorar suas habilidades de liderança.

aprendizado organizacional

Depois, esse gerente se empenha em descobrir o que significa tornar-se um líder mais eficaz. Seu terceiro passo é empreender alguma ação que o ajude a melhorar a capacidade de liderança.

Um exemplo é participar de um workshop. No final, ele analisa os resultados dessa ação para determinar o que mais precisa fazer. Dessa forma se inicializará um novo ciclo de aprendizado.

Nas organizações que aprendem, os pontos de vista diferentes são estimulados. As pessoas são ouvidas com respeito. Existe um diálogo aberto e debate.

Não se permite que hierarquia ou política obstruam o trabalho em equipe eficaz. As equipes são montadas e desmontadas com facilidade e chegam ao consenso com competência. A diretoria precisa dar o exemplo de aprendizado em equipe.

Infraestrutura de Aprendizado

Podendo facilitar o aprendizado organizacional, uma sólida infraestrutura pode desenvolver um considerável valor a longo prazo. Segundo Cardeloro (2002), os elementos dessa infraestrutura podem assumir as seguintes formas:

. Bibliotecas do conhecimento, inclusive bancos de dados eletrônicos que armazenem o conhecimento sobre as coisas
. Mecanismos de sondagem para monitorar tecnologias, concorrentes e clientes
. Programas integrados de ensino, treinamento e aconselhamento que armazenem os conhecimentos explícito e tácito de como fazer as coisas
. Instalações para ensino, treinamento e aconselhamento
. Sistemas de comunicação, como e-mail, videoconferência e outros tipos de comunicação sem fio.

A capacidade de aprender é o que dificulta o aprendizado, principalmente por parte pessoas e das equipes. Portanto, aperfeiçoar a capacidade de aprendizado individual e em equipe é um bom ponto de partida.

A crise como fator de aprendizado

O aprendizado também pode ser impulsionado por uma crise. A distância entre os dois fatores – descontentamento com o presente e o desejo de um futuro específico – criam a tensão que impulsiona as pessoas durante o processo de mudança.

Nas crises, outros mecanismos de resolução dos problemas em curto prazo podem e devem ser utilizados. Entre eles destaca-se a compra deste conhecimento no mercado.

A Consultoria Empresarial e o Aprendizado

Contratar consultores especializados é a alternativa mais rápida e eficaz de solução de uma crise de conhecimento. Sua única contra indicação eventual são os custos  de contratação.

Na maioria dos casos, no entanto, uma boa consultoria empresarial se paga, seja pela velocidade com que debela uma crise, seja pelos efeitos duradouros que deixa na organização.

Além disso, uma consultoria empresarial é capaz de identificar “crises ocultas” em uma organização. Diagnósticos bem feitos identificam problemas que a própria organização ainda não identificou. Com isso, a solução deles é antecipada.

Conclusão

Concluindo, podemos afirmar que o impulso para o aprendizado surge da tensão criada pela distância entre o descontentamento com o presente e o desejo de um futuro mais promissor em termos de qualidade de vida em termos gerais. Por isso, o aprendizado é impulsionado pela curiosidade, pela circunstância, e pela experiência diária.

Aprender, portanto, demanda uma série de novas competências, entre elas o saber ouvir, saber dialogar, saber silenciar e saber aprender fazendo.

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