Inovação nos negócios: quando mexer no que está dando certo?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O mercado é extremamente dinâmico e a todo momento surgem novos produtos, variados modelos de gerenciamento e mudanças inesperadas.

Hoje em dia, para que uma empresa sobreviva, é necessário não apenas entender todas essas transformações, mas também promover inovação nos negócios.

Porém, esse não é um processo simples e demanda avaliação, tempo e flexibilidade no modelo administrativo e gerencial de uma organização.

A inovação não deve acontecer somente quando um negócio vai mal. Ela pode (e deve) ser feita em um momento no qual a empresa esteja obtendo bons resultados também.

A decisão sobre o momento certo para inovar vai depender de uma análise profunda e da experiência do gestor para identificar se aquele é ou não o momento certo para trazer novidades a uma companhia.

Pensando no futuro

A inovação nos negócios não diz respeito apenas a encontrar novas saídas para melhorar resultados que não estão indo bem.

Ela também garante a sobrevida da empresa no futuro, porque é uma forma de acompanhar e antecipar tendências, colocando seu negócio na vanguarda do mercado.

Porém, muitos empresários perdem as melhores oportunidades de inovar simplesmente porque não conseguem identificar o momento certo para investir seus recursos em novos processos.

Quando uma empresa passa por bons momentos é difícil pensar que ali que se deve promover uma mudança e buscar a inovação, mas é justamente nesse período que a companhia conta com os recursos necessários para buscar novas estratégias, aprimorar produtos ou serviços, integrar novos modelos de gestão e explorar tecnologias modernas.

Além do mais, por se tratar de um processo que demanda tempo na avaliação e adaptação para que os resultados comecem a aparecer, o período de sucesso acaba sendo uma excelente hora para pensar, trabalhar e testar o novo.

Não deixe para inovar tarde

Infelizmente, é comum que os empresários não entendam as possibilidades que o bom momento do seu negócio possa trazer. Para eles, a inovação só é necessária quando as coisas não andam tão bem e isso pode ser um tremendo erro.

inovacao nos negociosAfinal, quando uma crise bate à porta, já não se pode contar com os recursos que antes estavam disponíveis – inclusive, boa parte desses recursos precisam ser usados para garantir a sobrevivência da empresa no mercado e a mudança pode ser uma boa estratégia para se destacar ainda mais.

Sabemos também que o período e as condições já não são mais tão favoráveis para que a empresa invista e teste novos processos, novos produtos ou serviços e novos modelos gerenciais.

Assim, fica bem mais difícil encontrar novos caminhos e a inovação nos negócios parece ficar mais distante.

A verdade é que o empreendedor precisa compreender essas mudanças mais amplas de quadro para saber a hora certa de buscar o novo e implantar diferenciais estratégicos em vez de se acomodar e esperar pelo pior. E a experiência conta muito nesse momento.

Uma excelente solução para se compreender com mais clareza quais mudanças sua empresa pode comportar e como é possível incrementar os resultados é procurando pela ajuda de um bom serviço de consultoria empresarial, que vai lhe guiar por todo o processo e oferecer as formas mais eficazes de implementar melhorias em seu negócio e lhe trazer ainda mais benefícios.

Inovação para todos

Outro fator que contribui para que muitos gestores não busquem a inovação é o entendimento de que essas novidades cabem apenas às grandes empresas.

Isso acontece porque muitos entendem que as grandes corporações contam com mais recursos, profissionais e tempo para validar novos modelos.

É certo que elas contam com mais recursos, mas isso não é garantia de que haverá transformação no modelo de negócio e não significa também que empresas menores não possam implementar mudanças para que ganhem destaque em relação à concorrência.

Inovar deve ser uma cultura presente em qualquer negócio, independentemente do tamanho da empresa.

A principal válvula para trazer o novo para uma empresa é investir em uma mentalidade estratégica e criativa, seja para gestores, que precisam ler e compreender bem o mercado, seja para colaboradores, que são responsáveis por aprimorar os processos diários de uma organização.

A inovação nos negócios está extremamente ligada à vontade de buscar e promover o novo para não deixar a empresa estagnar e, consequentemente, desaparecer entre tantas novidades que emergem no mercado.

Conheça também:

Quando atualizar o plano de negócio ou plano estratégico?

Consultor Empresarial: o dia a dia na consultoria!

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.