Entrada e saída de caixa: você está fazendo isto certo?

Se uma empresa apresenta ganhos de R$1 bilhão, isso significa que todo esse dinheiro está no banco? Não necessariamente. Lançamentos financeiros também levam em conta itens que não correspondem a um dinheiro que vai imediatamente para a conta. Esse tipo de contabilidade existe para melhor refletir a saúde financeira de uma empresa. Porém, essa contabilidade acumulativa pode criar um “barulho” contábil, o qual precisa de uma sintonia fina para deixar claro quanto dinheiro de verdade uma empresa está gerando. Os lançamentos de fluxo de caixa suprem essa informação, portanto vejamos o que é fluxo de caixa e como devemos interpretar os seus lançamentos.

O mundo dos negócios gira principalmente em torno do comércio, uma troca de valor entre dois ou mais agentes, e o dinheiro é o artigo necessário para a participação no sistema econômico. Por essa razão, ainda que algumas indústrias movimentem mais dinheiro do que as outras, nenhum negócio pode sobreviver a longo prazo sem gerar um fluxo de caixa positivo por ação para cada um de seus acionistas. para ter um fluxo de caixa positivo, as entradas de dinheiro a longo termo de uma empresa precisam exceder as suas saídas de dinheiro a longo termo.

Uma saída de caixa ocorre quando a empresa transfere fundos para um outro agente (seja física ou eletronicamente). Tal transferência pode ser feita com o fim de pagar empregados, fornecedores e credores, ou adquirir ativos e investimentos de longo termo, ou mesmo pagar por despesas legais ou acordos relativos a processos judiciais. É importante notar que transferências legais de valores através de débito – uma aquisição feita a crédito – não são registradas como uma saída de caixa até que o dinheiro deixe efetivamente as mãos da empresa.

[tweetthis]Só porque uma empresa está tendo entradas de caixa não significa que ela esteja obtendo lucro (e vice versa)[/tweetthis]

Uma entrada de caixa evidentemente corresponde a algo exatamente oposto ao parágrafo anterior; isto é, qualquer transferência de dinheiro que vem para as mãos da empresa. Tipicamente, a maioria das entradas de dinheiro de uma empresa provem de clientes, fornecedores de crédito (como bancos ou acionistas) e investidores que adquirem uma participação societária na empresa. Ocasionalmente entradas de caixa incluem acordos legais ou a venda de imóveis ou equipamentos pertencentes à empresa.

É importante notar a distinção entre ser lucrativo e ter transações positivas de fluxo de caixa: só porque uma empresa está tendo entradas de caixa não significa que ela esteja obtendo lucro (e vice versa).

[tweetthis]Lançamentos financeiros também levam em conta itens que não correspondem a um dinheiro que vai imediatamente para a conta[/tweetthis]

Por exemplo, digamos que uma empresa manufatureira esteja passando por uma baixa demanda de seus produtos, e portanto decida vender metade dos equipamentos da sua fábrica a preços de liquidação. Ela receberá dinheiro pelo equipamento usado, mas a empresa manufatureira está definitivamente perdendo dinheiro nessa venda: ela teria preferido muito mais utilizar esse equipamento para manufaturar produtos e obter um lucro operacional. Mas como isso não é possível, a próxima melhor opção é vender o equipamento a preços bem mais baixos do que a empresa pagou por eles. No ano em que vendeu o equipamento, a empresa terminaria com um forte fluxo de caixa positivo, mas os seus ganhos potenciais atuais e futuros seriam um tanto fracos. Devido ao fato de que o fluxo de caixa pode ser positivo enquanto a lucratividade é negativa, investidores devem analisar lançamentos de renda bem como lançamentos de caixa, e não apenas um ou o outro.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.