Entenda o que é projeção de fluxo de caixa
No contexto das finanças corporativas, a projeção de fluxo de caixa é o modelo da futura liquidez financeira de uma empresa no curso de um período de tempo específico.
O caixa em geral refere-se ao total das contas bancárias de uma empresa, mas muitas vezes o que é projetado é a posição dos fundos, isto é, caixa mais investimentos de curto prazo menos débitos de curto prazo. O fluxo de caixa são as alterações da posição dos fundos de um período para o período seguinte.
O método direto de projeção de fluxo de caixa agenda os recebimentos e desembolsos em dinheiro de uma empresa. Recebimentos são primariamente a coleção de contas a receber de vendas recentes, mas incluem também as vendas de outros ativos, rendas de investimentos, etc.
Desembolsos incluem folha de pagamento, pagamento de contas a pagar de compras recentes, dividendos e juros de dívidas.
Esse método direto de pagamento/recebimento é mais recomendável para o horizonte de projeções de curto prazo de mais ou menos 30 dias, pois esse é o período no qual os dados reais, em oposição aos projetados, são disponibilizados.
Empreendedores precisam aprender desde o início que “o caixa é o rei”.
Os métodos indiretos são baseados nos lançamentos da renda projetada da empresa e em balanços.
– O método de renda líquida ajustada começa com a renda operacional e soma ou subtrai as alterações nas contas de balanço tais como contas a receber, contas a pagar, e inventários para projetar o fluxo de caixa.
– O método do balanço pro-forma olha direto para a conta projetada do livro de caixa; se todas as outras contas do balanço houverem sido projetadas corretamente, o caixa estará correto também.
Ambos os métodos acima são mais recomendados para os horizontes de projeção a médio prazo (até um ano) e a longo prazo (vários anos). Ambos são limitados aos intervalos mensais ou trimestrais do plano financeiro.
Uma projeção de fluxo de caixa é um importante insumo na avaliação de ativos, construção de orçamentos, e na determinação de estruturas apropriadas de capitalização.
No contexto de empreendedores ou gestores de pequenas e médias empresas, a projeção de fluxo de caixa pode ser algo mais simples, planejando o volume de caixa que entrará em um negócio ou em uma unidade de negócio, para assegurar que as saídas possam ser administradas de forma a evitar que excedam as entradas.
Empreendedores precisam aprender desde o início que “o caixa é o rei” e, portanto, precisam ficar craques na projeção de fluxos de caixa.
Uma projeção de fluxo de caixa é um importante insumo na avaliação de ativos..
O método mais simples é ter uma planilha que mostre o caixa que entra de todas as fontes em um período mínimo de 90 dias, e toda saída de caixa pelo mesmo período.
Isso exige que a quantidade e as datas de recebimento provenientes de vendas sejam razoavelmente precisas, algo que por sua vez requer um julgamento temperado pela experiência na indústria em questão, pois é raro que recebimentos de caixa “batam” exatamente com projeções de vendas, e também é raro que todos os clientes paguem em dia.
Esses princípios permanecem constantes, seja a projeção de fluxo de caixa feita em uma planilha primitiva ou em algum outro sistema de software automatizado.
Conheça também:
Plano de negócio para clínicas
Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar
Equipe ProLucro
ABRIR UM NOVO NEGÓCIO
Plano de negócios
A ProLucro vai te auxiliar.
MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL
VAMOS LÁ!
A ProLucro vai te auxiliar.
CONSULTORIA ONLINE
VAMOS LÁ!
A ProLucro vai te auxiliar.
SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO
VAMOS LÁ!
ProLucro vai te auxiliar.
Compartilhe
Quer conversar com um consultor sem compromisso?
Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.