5 itens que não podem faltar no controle de fluxo de caixa

Controlar adequadamente o fluxo de caixa de sua empresa é fundamental para que o negócio prospere. Para controlar o fluxo de caixa da forma certa, o gestor deve ter certos conhecimentos sobre o assunto, entender certos conceitos e saber o momento de aplicá-los. Confira a seguir como fazer a gestão eficiente e um bom controle de fluxo de caixa, considerando alguns elementos essenciais!

Contas a receber

São os pagamentos dos clientes que acontecem nas compras de produtos e serviços a prazo. As contas a receber entrarão como receita no caixa da empresa. Como ainda não foram efetuadas, são consideradas como financiamentos em que o cliente é a parte financiada. O registro das contas a receber para os próximos meses permite ao gestor contemplar seu saldo futuro, já considerando o dinheiro que receberá, e ajuda a controlar as finanças, servindo como referencial para possíveis projetos e oferecendo novas perspectivas.

Contas a pagar

a-importancia-de-elaborar-um-plano-de-negocios-300x240As contas a pagar envolvem o pagamento aos fornecedores, as taxas de água, luz, telefone, internet, a folha de funcionários, o aluguel do imóvel ou de máquinas usadas na empresa e assim por diante. Ao contrário das contas a receber, as contas a pagar são financiamentos em que sua empresa é a parte financiada pelos fornecedores, pelas instituições que oferecem serviços diversos e até pelos seus funcionários. Isso deve ser assim porque a empresa primeiro utiliza os produtos e serviços para só depois pagar por eles.

Essas contas entrarão como despesas, que podem ser fixas ou variáveis. Despesas fixas são aquelas que não estão envolvidas com a variação na produção ou venda, como aluguel, salário de seus colaboradores e outras coisas. As variáveis mudam conforme o aumento ou redução na venda de produtos e serviços ou na produção de mercadorias. Contas de água, luz e telefone podem tanto ser despesas fixas como variáveis, dependendo de seu uso. Registrar as contas a pagar é muito importante para evitar atrasos e corte nos serviços e fornecimentos que podem ser indispensáveis para a sobrevivência do negócio.

Lucros

Uma das finalidades de toda empresa é ter lucros. Sem lucratividade, o negócio não funciona. É importante que o gestor crie um centro de lucros através de seu software ou planilha para controlar adequadamente a rentabilidade de sua empresa. Os centros de lucros podem ser projetos, financiamentos, investimentos, produtos ou serviços – tudo que possa reverter em lucros. De forma simples, o lucro é a diferença entre as receitas e despesas. Os centros de lucros permitem visualizar e comparar de forma clara o nível de lucratividade da empresa.

Vendas

É importante registrar suas vendas, sejam produtos ou serviços prestados. Isso deve ser feito para garantir maior controle sobre receitas e lucros e para avaliar a necessidade de intensificar ou reduzir a produtividade ou a compra de mercadorias, de fazer novos planejamentos e de traçar novas estratégias para alavancar as vendas.

Observações

Área especial na qual o gestor registra informações relevantes sobre a movimentação do caixa. Essas observações podem se referir a qualquer processo, desde que interfiram no controle do fluxo de caixa. Dessa forma, faça observações sobre investimentos, financiamentos, estoque, lucros ou prejuízos, produtividade e assim por diante. Essa é uma área especial, que facilita a consulta do gestor sobre os mais importantes eventos relacionados às receitas, despesas, quantidade de vendas e capital de giro disponível.

Já usa esses itens na gestão do fluxo de caixa de sua empresa? Conte como faz para manter controle sobre a entrada e saída de dinheiro em seu negócio! Comente abaixo, deixando sua dica, e não deixe de curtir a nossa página no Facebook para ficar sempre ligado em novas dicas para o seu negócio!

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.