5 itens que não podem faltar no controle de fluxo de caixa

Controlar adequadamente o fluxo de caixa de sua empresa é fundamental para que o negócio prospere. Para controlar o fluxo de caixa da forma certa, o gestor deve ter certos conhecimentos sobre o assunto, entender certos conceitos e saber o momento de aplicá-los.

Confira a seguir como fazer a gestão eficiente e um bom controle de fluxo de caixa, considerando alguns elementos essenciais!

Contas a receber

São os pagamentos dos clientes que acontecem nas compras de produtos e serviços a prazo. As contas a receber entrarão como receita no caixa da empresa. Como ainda não foram efetuadas, são consideradas como financiamentos em que o cliente é a parte financiada.

O registro das contas a receber para os próximos meses permite ao gestor contemplar seu saldo futuro, já considerando o dinheiro que receberá, e ajuda a controlar as finanças, servindo como referencial para possíveis projetos e oferecendo novas perspectivas.

Contas a pagar

As contas a pagar envolvem o pagamento aos fornecedores, as taxas de água, luz, telefone, internet, a folha de funcionários, o aluguel do imóvel ou de máquinas usadas na empresa e assim por diante.

Ao contrário das contas a receber, as contas a pagar são financiamentos em que sua empresa é a parte financiada pelos fornecedores, pelas instituições que oferecem serviços diversos e até pelos seus funcionários. Isso deve ser assim porque a empresa primeiro utiliza os produtos e serviços para só depois pagar por eles.

Essas contas entrarão como despesas, que podem ser fixas ou variáveis. Despesas fixas são aquelas que não estão envolvidas com a variação na produção ou venda, como aluguel, salário de seus colaboradores e outras coisas.

As variáveis mudam conforme o aumento ou redução na venda de produtos e serviços ou na produção de mercadorias.

Contas de água, luz e telefone podem tanto ser despesas fixas como variáveis, dependendo de seu uso. Registrar as contas a pagar é muito importante para evitar atrasos e corte nos serviços e fornecimentos que podem ser indispensáveis para a sobrevivência do negócio.

Lucros

Uma das finalidades de toda empresa é ter lucros. Sem lucratividade, o negócio não funciona. É importante que o gestor crie um centro de lucros através de seu software ou planilha para controlar adequadamente a rentabilidade de sua empresa.

Os centros de lucros podem ser projetos, financiamentos, investimentos, produtos ou serviços – tudo que possa reverter em lucros. De forma simples, o lucro é a diferença entre as receitas e despesas. Os centros de lucros permitem visualizar e comparar de forma clara o nível de lucratividade da empresa.

 fluxo de caixaVendas

É importante registrar suas vendas, sejam produtos ou serviços prestados. Isso deve ser feito para garantir maior controle sobre receitas e lucros e para avaliar a necessidade de intensificar ou reduzir a produtividade ou a compra de mercadorias, de fazer novos planejamentos e de traçar novas estratégias para alavancar as vendas.

Observações

Área especial na qual o gestor registra informações relevantes sobre a movimentação do caixa. Essas observações podem se referir a qualquer processo, desde que interfiram no controle do fluxo de caixa.

Dessa forma, faça observações sobre investimentos, financiamentos, estoque, lucros ou prejuízos, produtividade e assim por diante. Essa é uma área especial, que facilita a consulta do gestor sobre os mais importantes eventos relacionados às receitas, despesas, quantidade de vendas e capital de giro disponível.

Conheça também:

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Plano de negócio para clínicas

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!