5 itens que não podem faltar no controle de fluxo de caixa

Controlar adequadamente o fluxo de caixa de sua empresa é fundamental para que o negócio prospere. Para controlar o fluxo de caixa da forma certa, o gestor deve ter certos conhecimentos sobre o assunto, entender certos conceitos e saber o momento de aplicá-los.

Confira a seguir como fazer a gestão eficiente e um bom controle de fluxo de caixa, considerando alguns elementos essenciais!

Contas a receber

São os pagamentos dos clientes que acontecem nas compras de produtos e serviços a prazo. As contas a receber entrarão como receita no caixa da empresa. Como ainda não foram efetuadas, são consideradas como financiamentos em que o cliente é a parte financiada.

O registro das contas a receber para os próximos meses permite ao gestor contemplar seu saldo futuro, já considerando o dinheiro que receberá, e ajuda a controlar as finanças, servindo como referencial para possíveis projetos e oferecendo novas perspectivas.

Contas a pagar

As contas a pagar envolvem o pagamento aos fornecedores, as taxas de água, luz, telefone, internet, a folha de funcionários, o aluguel do imóvel ou de máquinas usadas na empresa e assim por diante.

Ao contrário das contas a receber, as contas a pagar são financiamentos em que sua empresa é a parte financiada pelos fornecedores, pelas instituições que oferecem serviços diversos e até pelos seus funcionários. Isso deve ser assim porque a empresa primeiro utiliza os produtos e serviços para só depois pagar por eles.

Essas contas entrarão como despesas, que podem ser fixas ou variáveis. Despesas fixas são aquelas que não estão envolvidas com a variação na produção ou venda, como aluguel, salário de seus colaboradores e outras coisas.

As variáveis mudam conforme o aumento ou redução na venda de produtos e serviços ou na produção de mercadorias.

Contas de água, luz e telefone podem tanto ser despesas fixas como variáveis, dependendo de seu uso. Registrar as contas a pagar é muito importante para evitar atrasos e corte nos serviços e fornecimentos que podem ser indispensáveis para a sobrevivência do negócio.

Lucros

Uma das finalidades de toda empresa é ter lucros. Sem lucratividade, o negócio não funciona. É importante que o gestor crie um centro de lucros através de seu software ou planilha para controlar adequadamente a rentabilidade de sua empresa.

Os centros de lucros podem ser projetos, financiamentos, investimentos, produtos ou serviços – tudo que possa reverter em lucros. De forma simples, o lucro é a diferença entre as receitas e despesas. Os centros de lucros permitem visualizar e comparar de forma clara o nível de lucratividade da empresa.

 fluxo de caixaVendas

É importante registrar suas vendas, sejam produtos ou serviços prestados. Isso deve ser feito para garantir maior controle sobre receitas e lucros e para avaliar a necessidade de intensificar ou reduzir a produtividade ou a compra de mercadorias, de fazer novos planejamentos e de traçar novas estratégias para alavancar as vendas.

Observações

Área especial na qual o gestor registra informações relevantes sobre a movimentação do caixa. Essas observações podem se referir a qualquer processo, desde que interfiram no controle do fluxo de caixa.

Dessa forma, faça observações sobre investimentos, financiamentos, estoque, lucros ou prejuízos, produtividade e assim por diante. Essa é uma área especial, que facilita a consulta do gestor sobre os mais importantes eventos relacionados às receitas, despesas, quantidade de vendas e capital de giro disponível.

Conheça também:

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Plano de negócio para clínicas

Equipe ProLucro

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!