Não ser um negócio lucrativo, startups fechando as suas portas ou mesmo falência são contratempos muitas vezes causados pela falta de conhecimento ou por uma ignorância voluntária por parte de proprietários de pequenas empresas.

“Se ao menos soubessem o que estão fazendo de errado, os novos empreendedores talvez pudessem resolver o problema,” disse o consultor e palestrante Jay Goltz ao New York Times. “Muitas vezes, é uma simples questão de negação ou de não saber o que você não sabe.”

Não caia nessa armadilha. Armado com essas dicas do consultor Firas Kittaneh, você tem uma chance de lutar para tornar lucrativo o seu negócio e fazê-lo crescer nos anos futuros.

1. Prove a sua competência.

Para fazer a clientela confiar em você (e pagá-lo por seus produtos e serviços), você precisa provar que é um expert na sua indústria.

Você pode conseguir isso postando blogs, enviando newsletters, participando de entrevistas, divulgando conteúdo em blogs e publicações dignos de nota e fazendo vídeos de tutoriais e de instrução relacionados ao seu negócio.

A confiança é algo que nenhum dinheiro pode comprar. Mas lentamente, com o tempo, você pode construí-la sem nada pagar.

2. Assuma riscos calculados.

Todo empreendedor deve correr riscos. Eles precisam fazê-lo, pois iniciar um novo negócio em si já é um ato de extrema fé. Mas o que faz um empreendedor ser bem sucedido, onde um outro fracassa, tem a ver com o fato de os riscos corridos serem calculados ou temerários.

Examine os custos e benefícios de cada decisão, e tente imaginar o pior cenário possível. Tenha no bolso planos de recuperação para essa eventualidade, e conte com conselheiros de confiança tais como o seu contador, o seu banco, seus consultores de marketing, advogados e corretores de seguros (plano de negócios).

Planeje cuidadosamente o seu curso de ação, e faça dele um esforço colaborativo entre você e os seus empregados (planejamento estratégico empresarial).

Desta maneira, se ocorrer um fracasso, você terá gente lá para apoiá-lo e assisti-lo na hora de decidir o movimento seguinte e o próximo risco que você deverá correr.

Além disso, ao correr esses riscos mais conservadores, são menores as chances de se cometer um engano de consequências desastrosas – levando a situações financeiras de dura recuperação.

pequeno negocio3. Desenvolva uma estratégia de fluxo de caixa.

Ter um fluxo de caixa sólido é algo crítico quando você opera um pequeno negócio.

Você precisa pagar as suas contas e os seus empregados, bem como adquirir materiais para ampliar os seus serviços ou manufaturar os seus produtos.

Você também precisa fazer uma lista de despesas únicas e regulares, e descobrir quanto dinheiro você precisará para operar em uma base diária (controle financeiro).

4. Valorize seus empregados.

Quando você contratar pessoas, certifique-se de que elas realmente estejam apaixonados pela indústria que você serve.

Se um entrevistado mostra-se entusiasmado, realiza uma pesquisa para saber mais sobre o seu negócio e faz perguntas pertinentes, então essa pessoa tem chances de ser um bom candidato para uma posição, e poderá trazer ideias geniais capazes de fazer crescer a sua empresa.

Depois que você contratar a sua equipe de superstar, trate os empregados como iguais e confie neles. Mostre que você aprecia os seus esforços, encorajando-os a trazer novas ideias e novos tipos de colaboração.

Você pode fazer isso simplesmente mostrando-se disposto a ouvi-los e sendo positivo quando eles trouxerem sugestões.

Se todos estiverem lendo pela mesma página, e sentindo que a opinião deles conta, o negócio tem mais chances de prosperar.

O sucesso de tornar lucrativo um pequeno negócio pode ser alcançado pensando-se antes de decidir e sempre planejando o seu próximo passo. Tocar um pequeno negócio é um desafio mas, com uma preparação correta, você pode chegar ao topo.

Fale ainda hoje com um Consultor ProLucro para saber mais sobre estes e outros tópicos essenciais ao bom funcionamento da sua empresa. Amparado pelo aconselhamento de nossos profissionais, você em um curto espaço de tempo será capaz de identificar maneiras de alavancar o seu negócio e encurtar os prazos para que ele se torne lucrativo.

Conheça também:

Entrada e saída de caixa: você está fazendo isto certo?

Consultor Empresarial: o dia a dia na consultoria!

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!